
O presidente do Federal Reserve, o banco central dos EUA, Jerome Powell, afirmou hoje que as tarifas impostas recentemente pelos Estados Unidos estão elevando os custos e pressionando os preços no país, reacendendo preocupações sobre o ritmo da inflação.
O que aconteceu
Powell falou durante o encontro anual da National Association for Business Economics (NABE). "Os dados mostram que o aumento dos preços de bens reflete principalmente tarifas, e não pressões inflacionárias mais amplas", afirmou Powell. Ele destacou que as medidas protecionistas recentes têm encarecido produtos importados.
Shutdown atrasa divulgação de índices oficiais. Mesmo com o atraso na divulgação de indicadores oficiais por causa do shutdown do governo americano, o Fed continua monitorando dados públicos e privados. Powell afirmou que a paralisação do governo pode tornar "mais desafiador" o trabalho do banco central, diante do atraso na divulgação de dados econômicos importantes. Ele alertou que a ausência de informações oficiais limita a capacidade do Fed de calibrar a política monetária com base em evidências recentes.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro