A Honda encerrou sua parceria comercial com a Team Liquid após seis anos por conta de um post polêmico feito pelo atleta Lucas "DiasLucasBr" Dias, da line de Rainbow Six Siege. A decisão foi anunciada em um comunicado oficial no X (antigo Twitter), destacando o problema em torno da publicação feita pelo pro player. O jogador lamentava a derrota para a equipe japonesa CAG Osaka, que eliminou a Liquid do Reload Rio 2025, torneio internacional realizado na última semana. Junto a isso, incluiu um GIF de uma bomba atômica – remetendo ao ataque dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial contra Hiroshima e Nagasaki que dizimou a população civil nas duas cidades. O conteúdo gerou ampla repercussão negativa nas redes sociais, e o atleta foi advertido pela Ubisoft, além de multado pela própria equipe.
Lucas Dias, atleta da line-up de Rainbow Six da Team Liquid — Foto: Divulgação/João Ferreira/Ubisoft A montadora automotiva japonesa Honda, que detinha os naming rights da Team Liquid, pôs fim ao contrato de patrocínio com a organização norte-americana, alegando que a conduta de Lucas Dias foi "incompatível com os valores da empresa e inaceitável". A Ubisoft, organizadora do torneio, também se pronunciou por meio de nota, informando que o jogador recebeu uma advertência oficial e que o caso está sendo analisado internamente.
Lucas Dias apagou a publicação pouco tempo após tê-la feito e se pronunciou novamente na plataforma. O atleta informou também que havida pedido desculpas diretamente aos integrantes da CAG Osaka e reconheceu ter errado: "Do fundo do meu coração não foi minha intenção fazer qualquer referência ofensiva, mas reconheço que o contexto e a escolha foram inadequados", disse. Veja a publicação feita pelo atleta a seguir:
Publicação de jogador brasileiro da Liquid que causou fim de patrocínio da Honda — Foto: Reprodução/X Team Liquid anunciou punição e medidas de prevenção
De acordo com a Team Liquid, o brasileiro apenas pesquisou um GIF de explosão utilizando termos genéricos para expressar como sua equipe "explodiu" durante a derrota, e não percebeu a conexão da imagem escolhida com "um momento doloroso na história do Japão", em alusão aos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki, em 6 de agosto de 1945.
Entre as medidas anunciadas pela organização para evitar incidentes semelhantes, estão: multa equivalente a quatro meses de salário e treinamento adicional em mídia e sensibilização para Dias; doação integral do prêmio obtido pela equipe no Reload para uma instituição de caridade, juntamente com os recursos arrecadados com a multa; e retreinamento obrigatório para todos os jogadores e técnicos da equipe.
A CAG Osaka, por sua vez, chegou à final do Reload, mas foi derrotada pela brasileira FURIA por 3 a 0. Com o título, os "Panteras" levaram para casa o prêmio de US$ 170 mil (cerca de R$ 960 mil em conversão direta).
3 dicas para economizar na hora de comprar jogos!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
11
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/B/X/Tg5yhPRdSzeW4k8bZaeA/captura-de-tela-2026-01-24-074127.png)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro