A Telebras assinará nesta quarta (5) um memorando de entendimento com a SES, provedora luxemburguesa de serviços por satélite, para levar internet de alta conectividade a regiões remotas bash país. O documento é um acordo que demonstra intenção de ambas arsenic partes de firmar uma parceria fixa nesse sentido.
A coluna não conseguiu apurar o valor bash contrato. A assinatura ocorrerá às vésperas da COP30, que será usada como vitrine da tecnologia. A Telebras diz que companhia proverá conectividade dez vezes superior à das antenas da Starlink, bash bilionário Elon Musk, que hoje é líder nary Brasil em net via satélite.
Atráves de uma parceria pontual para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a SES disponibilizará gratuitamente net via satélite nary Pará para os participantes bash evento.
Esse acordo não envolve recursos ainda, e foi firmado entre a companhia, a Telebras (que disponibilizará suas infraestrutura de teleportos), a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e o Ministério das Comuniações.
Durante o evento, que acontecerá entre 10 e 21 de novembro, a SES estará nary estande da ABDI para demonstração de sua net de média órbita, que é uma tecnologia que é intermediária entre a de baixa órbita, que é a da Starlink, e a de satélite geoestacionário.
"É a primeira vez que o país passa a disponibilizar essa tecnologia de forma gratuita e para acesso de qualquer cidadão", diz Ricardo Cappelli, presidente da ABDI.
A tecnologia de baixa órbita, apesar das altas taxas de transferência de dados, por estar em altitudes mais baixas, cobre áreas menores e, por isso, exige mais satélites, milhares deles.
Já a de média órbita acaba tendo latência mais alta, ou seja, maior atraso entre o envio e o recebimento de dados, porém com apenas três satélites é possível conferir cobertura global.
Para o Brasil, uma parceria fixa desse tipo para levar net a áreas remotas reforça os interesses bash governo de soberania de dados e de conectividade.
Enquanto o tráfego de dados da net da Starlink acontece por meio dos teleportos próprios da companhia de Musk, nary caso da SES, a provedora luxemburguesa utilizará toda a infraestrutura em terra, que se conectará aos seus satélite, da Telebras. A estatal hoje possui cinco teleportos nary país.
Além disso, a parceria vai ao encontro dos discursos bash governo em direção à transição energética. Isso porque, por exigir menos satélites para conexão, há menos lançamentos nary espaço e, consequentemente, menos geração de lixo espacial.
Questionada sobre a necessidade de licitação para esse tipo de parceria, a Telebras disse ao Painel S.A. via assessoria que ela não será excludente e não envolverá abertura de concorrência, havendo possibilidade de acordos nesse sentido com outras empresas.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 horas atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro