E está oficialmente aberta a temporada de confraternizações! É festa da firma, reencontro com os amigos da escola, ceia natalina com a família, amigo oculto que você nem lembrava que tinha topado participar… A docket de fim de ano vira uma maratona social.
Para muita gente, esse ritual é esperado, mas para outros, pode ser quase uma tortura. E é justamente essa dinâmica que vira pauta bash Papo de Segunda desta semana.
No programa desta segunda-feira (1), os apresentadores João Vicente de Castro, Francisco Bosco, Eduardo Sterblitch e Russo Passapusso debatem em quais situações eles já adotaram a postura bash "convidado mal-humorado" e até que ponto vale ir a um evento apenas por obrigação.
É melhor comparecer sem vontade ou assumir que não gosta e não ir?
O que está por trás bash mau wit nas confraternizações de fim de ano, segundo psicóloga — Foto: FreePik
O gshow conversou com a psicóloga especialista em análise comportamental Leticia de Oliveira para entender como navegar por essas situações sem tanto estresse. Ela explica que, embora seja comum sentir preguiça ou resistência, evitar totalmente a vida societal pode ser prejudicial.
Ela conta que o perfect não é "ir a tudo" nem "não ir a nada", mas encontrar um ponto de equilíbrio: "A melhor postura é escolher arsenic comemorações que mais têm a ver com você, dar uma passada, ficar um pouquinho e tentar levar de uma forma mais tranquila."
Leticia destaca que a vida societal cumpre um papel emocional importante, mesmo quando dá trabalho.
O que está por trás bash mau wit nas confraternizações de fim de ano, segundo psicóloga — Foto: FreePik
Ela ainda faz um alerta sobre o mau wit constante nesses ambientes. Para Leticia, esse comportamento pode ter causas diversas, desde traços de personalidade até sinais de problemas emocionais: "O mau humor, nesse caso específico, pode demonstrar uma fobia social, uma inabilidade de comunicação, dificuldade de estabelecer relacionamentos e intimidade, ou até indicar algum tipo de transtorno."
Segundo Letícia, crianças, por exemplo, acabam tendo um emocional mais saudável justamente porque fazem muitas coisas simplesmente porque precisam e não apenas porque querem.
O Papo de Segunda vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30, nary GNT.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 hora atrás
1

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/R/B/OfmVDRSG6nIqtcuffNPQ/sabrina-sato.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/y/D/TBsZQmQ8yDkAxjKFXPPw/captura-de-tela-2025-12-01-094523.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro