8 meses atrás 10

'Temos planos A, B, C e D' para tarifas de Trump, diz Sheinbaum

Em coletiva nesta segunda-feira, Sheinbaum pregou calma e tranquilidade para ver se o presidente dos EUA, Donald Trump, cumprirá sua ameaça de impor tarifas de 25% aos produtos mexicanos e canadenses, e disse que o governo mexicano está preparado.

"As reuniões que tivemos com representantes dos EUA foram bem, estamos em comunicação permanente nos setores de segurança e comércio. Vamos esperar o que acontecer, e temos que ter compostura, serenidade e paciência. Temos planos A, B, C e D. Tudo é possível, vamos esperar. Seja qual for a decisão dos EUA, nós temos um plano", afirmou Sheinbaum.

Caso as tarifas americanas passem realmente a valer, Sheinbaum anunciará ainda na terça-feira as medidas que irá tomar em resposta.

"Esta é uma decisão que depende do governo dos EUA. Fizemos nossa parte, nos comunicamos, fizemos acordos e tomamos as ações e coordenações necessárias. Qualquer que seja o resultado, nós também tomaremos nossas decisões. Temos muita unidade no México, o que nos fortalece muito", disse a presidente mexicana.

Autoridades mexicanas se reuniram com seus homólogos americanos em Washington, nos EUA, na semana passada para discutir políticas comerciais e de segurança, numa tentativa do México de evitar as tarifas. Sheinbaum descreveu as reuniões em Washington como "cordiais" e afirmou que a coordenação com os EUA tem sido muito positiva até o momento.

Quando retornou à Casa Branca, em janeiro, Trump acusou o México e o Canadá de não fazerem o suficiente para conter o fluxo de drogas sintéticas, como o fentanil, e a chegada de migrantes às fronteiras dos EUA. Por isso, prometeu impor amplas tarifas de 25% caso os países não tomem medidas mais duras em relação a ambos os temas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro