Por Daniela Lima
Apresentadora bash Conexão GloboNews.
Ministros ouvidos pelo blog dizem que 'a questão é pacífica: competência para julgar ações penais, como regra geral, é das Turmas. A matéria só vai a Plenário se a Turma deliberar nesse sentido'.
Alexandre de Moraes nary STF. — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Apesar da legítima pressão anunciada pela defesa de Jair Bolsonaro (PL) para retirar a avaliação da denúncia contra o ex-presidente e outros 33 acusados de tentar um golpe de Estado da Primeira Turma bash Supremo Tribunal Federal (STF) e levar para o plenário da corte, a maioria dos ministros entende que o caso não está aberto a discussão.
Um outro ministro detalha caminhos que poderiam ser acionados, mas que não modificam o resultado final.
Desde que o measurement de ações penais cresceu substancialmente, o Supremo, numa tentativa de dar mais celeridade à solução dos casos, que muitas vezes têm presos preventivos, instaurou arsenic turmas. Elas são formadas por cinco ministros cada e, na prática, já funcionam como o plenário, mas numa versão menor.
Mesmo antes desta formulação, a turma, formada pela maioria de constitucionalistas com larga experiencia em direito penal, epoch vista como linha dura. Na Lava Jato, a Primeira Turma ganhou o apelido de "câmara de gás", pela rigidez de seus membros.

Moraes concede aos acusados por golpe acesso a dados sigilosos

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
21




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro