2 semanas atrás 7

Tesouro dos EUA diz usar poder econômico para ajudar aliado na Argentina

 "estamos apoiando um aliado dos EUA na América Latina e queremos dar o tom na América Latina"
Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent: "estamos apoiando um aliado dos EUA na América Latina e queremos dar o tom na América Latina" Imagem: ANDREW HARNIK/Getty Images via AFP

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse neste domingo (26) que os Estados Unidos não gastarão dinheiro do contribuinte do país na ajuda financeira acertada com a Argentina. Segundo ele, "é muito melhor usar o poder econômico americano para estabilizar um governo amigável e liderar o caminho".

O que aconteceu

Secretário do Tesouro do Estados Unidos explicou operação financeira com Argentina. Scott Bessent afirmou que transação não representa resgate de recursos, mas uma troca de moedas (swap). A transação envolve o Fundo de Estabilização Cambial, do Tesouro americano, disse. "Não haverá perdas para o contribuinte. Essa é uma linha de swap. Não se trata de um resgate, e é do Fundo de Estabilização Cambial, que eu controlo no Tesouro. Ela nunca registrou uma perda. Não vai registrar prejuízo."

Estados Unidos compraram pesos argentinos. Na operação, o Tesouro americano fez estrutura de swap de moeda de US$ 20 bilhões com o banco central da Argentina, após uma reunião entre as principais autoridades financeiras dos dois países em Washington.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro