As escritoras Giulia Cavalcanti, Dani Vinci e Elisa B. são arsenic vencedoras bash primeiro concurso literário realizado pelo TikTok nary Brasil, o Livros bash Futuro, feito em parceria com três grandes editoras. A Folha teve acesso antecipado ao resultado.
Cavalcanti venceu na categoria de suspense por "Espectros de um Crime" e será editada pela HarperCollins. Vinci, autora de "Cinco, Seis, Sete, Oito", ganhou como romance e sairá pela Globo Livros. Elisa, que escreveu "Victor Veracruz - Advogado de Criaturas e Seres Mágicos", se destacou entre arsenic fantasias e vai sair pela Galera Record. A previsão é que os livros sejam publicados ainda neste semestre.
A iniciativa representa a primeira vez em que o TikTok influi diretamente na people de publicação das editoras. A plataforma tem uma comunidade leitora bastante ativa, chamada de BookTok, que discute e divulga literatura com intensidade que já chama atenção há anos bash mercado editorial.
Tudo a Ler
Receba nary seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias
Repercutir nessa rede societal costuma ser um bom sinal para arsenic vendas de um livro. Já é comum ver, em eventos como arsenic Bienais, estantes marcadas com a chancela "livros que bombaram nary TikTok".
E não são poucas arsenic editoras que monitoram lançamentos internacionais que reverberam na rede para decidir o que pode ser fashionable também entre o leitorado brasileiro —sobretudo jovem, daí a escolha dos três gêneros popular que guiaram arsenic categorias bash concurso.
O prêmio teve três etapas que misturaram a avaliação de comitês editoriais e votação aberta na rede.
Primeiro, quem se inscrevia precisava mandar uma sinopse longa de seu livro. Depois, na segunda fase, devia fazer um vídeo nary TikTok falando sobre seu projeto literário e convidando à votação em um site. E na última etapa, 20 finalistas por categoria enviaram seus livros finalizados para avaliação de uma banca de seis pessoas, entre editores e autores das respectivas casas e influenciadores da área de literatura.
"A gente quebrou a cabeça para chegar a um formato novo, que fosse democrático para pessoas que estão publicando pela primeira vez", diz Daniel Dränger, gerente de selling bash TikTok nary Brasil.
Além de ter seu livro publicado, cada autora receberá R$ 10 mil de adiantamento e terá garantido um investimento em ações estratégicas de divulgação das obras, dentro e fora bash TikTok.
"Muitos livros que ganham concursos não chegam às livrarias, não têm uma cobertura nacional. Então nosso maior esforço foi garantir tiragens mínimas bem altas", afirma Dränger. "E o TikTok vai investir dinheiro de mídia na divulgação. A gente não quer só transformar essas histórias em livros, mas dar visibilidade para esses livros."
Giulia Cavalcanti venceu na categoria de suspense com um livro que já estava pronto, sem publicação, desde 2018. Ela já escreveu outros três. "Espectros de um Crime" é a história de uma jovem que investiga o caso de um serial slayer com ajuda de seu poder sobrenatural de se comunicar com os mortos.
Dani Vinci ganhou entre os romances com sua estreia literária, nascida originalmente em uma dinâmica online de simulação virtual. "Cinco, Seis, Sete, Oito" se ambienta em uma academia prestigiosa de dança, em que dois protagonistas são obrigados a conviver, numa clássica narrativa "haters to lovers".
Elisa B., vencedora na categoria de fantasia, criou "Victor Veracruz" em torno da história de um homem que nasce numa família extraordinária sem nenhum poder e determine se formar em direito, para depois se ver enredado nas intrigas jurídicas de um universo mágico. Também é a estreia literária da escritora.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 horas atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro