9 meses atrás 21

TikTok x EUA: entenda o que falta para a disputa chegar ao fim

A polêmica envolvendo o TikTok e os Estados Unidos está próxima de acabar. Pelo menos, é o que garante Donald Trump, presidente americano, em entrevista dada a jornalistas, no último domingo (30). Segundo o político, as operações da ByteDance no país devem ser vendidas para um comprador não-chinês antes mesmo do dia 5 de abril, prazo final para a ação. A medida foi uma exigência do governo para a rede social continuar operando na terra do Tio Sam, após acusações de que a empresa estaria coletando informações sobre os cidadãos e as repassando para o governo chinês.

Vale destacar que o TikTok chegou a ser banido temporariamente em janeiro deste ano. Entretanto, uma declaração de Trump mudou o panorama. Antes mesmo que o bloqueio completasse 24 horas, a ByteDance anunciou a retomada das atividades. Nas próximas linhas, entenda o que falta para o fim da polêmica envolvendo os EUA.

 Divulgação/Getty Images TikTok: entenda o que falta para o fim da polêmica envolvendo os EUA — Foto: Divulgação/Getty Images

Entenda a polêmica entre TikTok e o governo dos EUA

A polêmica entre o TikTok e o governo dos Estados Unidos iniciou ainda em 2020, durante o primeiro mandato de Donald Trump. À época, o presidente republicano acusava a ByteDance de usar a rede social para coletar informações sensíveis e repassá-las ao Partido Comunista Chinês. Embora a plataforma tenha se mantido ativa mesmo sob a mira do governo americano, já no final da administração Biden, em 2024, o então presidente democrata assinou uma lei, com aval da Suprema Corte, que obriga a empresa asiática a vender as operações do TikTok nos EUA para uma empresa norte-americana.

Os representantes da rede social entraram com diversos recursos e apelações nos tribunais superiores para derrubar a lei. Contudo, sem sucesso, o TikTok chegou a ser banido do país em janeiro de 2025, retornando às lojas de aplicativos depois de uma fala do presidente Trump. Desde então, a Casa Branca está empenhada em um acordo que transfira a plataforma para o controle americano.

TikTok deve ser vendido nos EUA; veja data limite

O governo Trump determinou que as negociações sobre a compra do TikTok por uma companhia americana fossem finalizadas até 5 de abril. No entanto, segundo o próprio presidente, há a expectativa de um desfecho para a venda da rede social antes do prazo determinado. Segundo informações da agência de notícias Reuters, a empresa Blackstone, junto com outros acionistas da Susquehanna International Group e General Atlantic, foram o grupo favorito para comprar a plataforma da ByteDance.

 Reprodução/Solen Feyissa (Unsplash) TikTok deve ser vendido para uma empresa americana até o dia 5 de abril — Foto: Reprodução/Solen Feyissa (Unsplash)

TikTok foi banido dos EUA em janeiro; entenda linha do tempo

  • Agosto de 2020: republicano Donald Trump anuncia que vai proibir o TikTok nos Estados Unidos sob a alegação de risco à soberania e segurança nacional;
  • Abril de 2024: democrata Joe Biden assina lei que obriga venda do TikTok para uma empresa norte-americana;
  • Janeiro de 2025: TikTok é banido dos Estados Unidos; recém novamente eleito, Trump recua da proibição e demonstra interesse na plataforma; OpenAI, dona do ChatGPT, e o bilionário Elon Musk são especulados como possíveis compradores;
  • Abril de 2025: compra do TikTok por uma empresa norte-americana deve ser concluída até o dia 5.

Com informações de Reuters e TechTudo (1 e 2)

Veja também: Meta AI Studio chega ao Brasil; veja como criar sua IA no Instagram e Messenger

Meta AI Studio chega ao Brasil; veja como criar sua IA no Instagram e Messenger

Meta AI Studio chega ao Brasil; veja como criar sua IA no Instagram e Messenger

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro