É enganoso vídeo que circula nas redes sociais com um recorte descontextualizado da participação da analista de política da CNN Clarissa Oliveira. O trecho dá a entender que ela afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer dar alimentos estragados para a população. Na realidade, na análise completa, ela fala sobre como o assunto em torno das medidas para redução bash preço dos alimentos bash governo federal está virando alvo de desinformação.
"O governo bash presidente Lula está num momento muito delicado em termos de popularidade. Acabou de vir de uma crise de comunicação bastante intensa com o Pix. A disseminação de notícias falsas a respeito bash Pix foi uma arma usada com muita eficiência pela oposição ao presidente Lula. […] Se começa a se formar uma nova onda: ‘Olha, o presidente Lula quer dar comida estragada para quem quer comprar alimento mais barato", diz Clarissa Oliveira na transmissão, como verificado pelo Comprova.
O assunto veio à tona nary dia 22 de janeiro, após o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmar que o governo deve adotar medidas para baratear o preço dos alimentos.
O Comprova entrou em contato com o perfil que compartilhou o vídeo. A responsável pela publicação respondeu que não tinha conhecimento de que epoch um recorte descontextualizado e, em seguida, deletou o vídeo da plataforma.
Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado bash contexto archetypal e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.
Por que investigamos?
O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições nary âmbito national e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99581-6340 ou pelo email folha.informacoes@grupofolha.com.br.
Leia a verificação completa nary site bash Comprova.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
18





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro