© Reuters Todo esforço de repatriação foi feito por Lula, diz Mauro Vieira
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que todo o esforço para libertação dos Brasileiros foi feito pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O chanceler brasileiro disse que não conhece o embaixador israelense que se encontrou com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ele concedeu entrevista a jornalistas neste domingo (12.nov.2023) em Brasília para tratar da Operação Voltando em Paz.
Os 32 brasileiros que estavam na Faixa de Gaza chegarão neste domingo (12.nov.2023) em Cairo, no Egito. Ficarão em hotel na capital e partirão para o Brasil por volta de 11h50 (horário local) de 2ª feira (13.nov.2023). Devem chegar por volta de 23h30 em Brasília.
“Todo esforço para libertação dos brasileiros, todos, desde o inicio, desde o dia 7, foi feito pelo governo do presidente Lula, por instrução dele, com acompanhamento diário. Eu fui o interlocutor com todos os países envolvidos, e foi isso que resultou na conclusão exitosa desse acordo. Isso é o eu posso dizer e é o que existe”, disse o ministro.
Assista (17min20s):
A oposição ao governo de Lula havia dito que a decisão de Israel de autorizar a saída do grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza se deu graças a Bolsonaro. O antigo chefe do Executivo brasileiro se encontrou com o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, e congressistas de direita na 4ª feira (8.nov) na Câmara dos Deputados.
Mauro Vieira disse que o trabalho de repatriação foi do governo Lula e que “além disso é desinformação”.
Segundo Vieira, o governo brasileiro está em contato com autoridades de Israel, Palestina, Egito e Catar para ter sucesso na Operação Voltando Em Paz. Falou em “conclusão exitosa” do acordo entre os países envolvidos para a repatriação dos brasileiros.
OPERAÇÃO
Mauro Vieira agradeceu a participação “ativa” das embaixadas do Brasil que ficam na região. Disse que a operação é concluída de forma “exitosa” e que os brasileiros ficaram abrigados por 3 semanas, com auxílio no transporte para o Egito.
“Devem chegar ao Cairo após uma viagem de quase 6 horas por terra e, então, amanhã devem partir na parte da manhã com um avião que foi colocado à disposição pela Presidência da República desde o início dos conflitos. Esse avião se encontra há praticamente 1 mês no Cairo à espera desses brasileiros”, disse.
Será o 10º voo de repatriação do Brasil. Segundo o ministro, foram 1.500 pessoas que vieram ao Brasil. “Agora, finalmente, com grande satisfação, concluímos essa etapa com a chegada amanhã à Brasília”, declarou.
Os ministérios da Justiça e Desenvolvimento Social terá o trabalho de “apoio” aos brasileiros que chegarem ao país. Vieira afirmou que a situação do conflito ainda é “gravíssima”.
Defendeu que o presidente Lula continua “muito envolvido na solução” da guerra e que a intenção é voltar a tratar a partir desta semana do Conselho de Segurança das Nações Unidas para encontrar “uma forma de suspensão das hostilidades” e criação de uma “pausa humanitária”.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU) 




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro