Toffoli pede perito para mostrar imagens da Itália a Moraes
O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que a PF (Polícia Federal) indique em até 5 dias um perito para acompanhar o acesso de Alexandre de Moraes e seus familiares às imagens da suposta hostilização sofrida no Aeroporto de Roma, em 14 de julho.
O ministro atendeu a um pedido da defesa do colega de Corte que, na condição de assistente de acusação, solicitou que seja agendada uma data para o material ser apresentado na sede do STF, em Brasília. Toffoli afirmou que a data será definida depois da escolha do perito. Eis a íntegra da decisão (PDF – 118 kB).
Em 17 de outubro, Toffoli aceitou Moraes e sua família como assistentes de acusação no inquérito que trata sobre a hostilização em Roma.
A PGR (Procuradoria Geral da República) se manifestou contra à inclusão do ministro. No recurso –assinado pela procuradora-geral da República interina Elizeta Ramos e pela vice-procuradora-geral da República Ana Borges Santos–, o órgão afirma que a decisão de Toffoli, relator do caso, dá “privilégio incompatível” a Moraes.
Segundo o recurso da PGR, o assistente de acusação só pode ser usado quando o investigado se torna réu. O caso da hostilização a Moraes segue na fase de inquérito. O órgão avalia que a decisão de Toffoli viola a competência do Ministério Público, a quem cabe oferecer a denúncia.
Em 27 de outubro, o ministro relator negou à defesa do trio acusado de hostilizar Moraes o acesso a uma cópia do vídeo do momento. Na decisão, o ministro disse ser preciso preservar a “intimidade” dos envolvidos no caso.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU) 





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro