1 dia atrás 1

Tom duro surpreende e redução de juros fica mais distante, diz economista

Para nós, ficou mais distante a possibilidade de uma redução dos juros já em janeiro. Vai depender de dados, o Banco Central tem sido bastante enfático de que está olhando os dados e as expectativas, então, eventualmente, uma leitura de uma inflação muito mais baixa que o esperado em dezembro ou até sinais de atividade econômica perdendo ainda mais ímpeto, a gente já passa por um processo de desaceleração, pode ser que a gente tenha uma revisão desse sinal. Mas, para nós, a probabilidade maior que era de janeiro agora passa para março e esperamos que assim ocorra.
Bruno Perri

O economista destacou que o Copom optou por reforçar a vigilância sobre as expectativas de inflação, mesmo após o IPCA mostrar alta concentrada em itens pontuais, como energia e passagens aéreas.

Perri também chamou atenção para sinais de desaceleração no consumo das famílias e no varejo, apontando riscos de efeito recessivo caso o ciclo de cortes demore demais.

A gente tem visto alguns sinais importantes, com uma dinâmica de perda de ímpeto que, se mantida a taxa de política monetária, a taxa de juros num patamar tão contracionista, pode levar para um aprofundamento ainda maior e levar até para uma retração. A prioridade é a inflação, mas o Banco Central precisa ter essa sensibilidade em relação ao ciclo econômico para você não ter um novo problema.
Bruno Perri

O Mercado Aberto vai ao ar de segunda a sexta-feira no UOL às 8h, com apresentação de Amanda Klein, antecipando os principais movimentos do mercado financeiro.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro