2 semanas atrás 2

Trabalhadores negros são menos de 1/3 do quadro da Petrobras, mostra estudo do Dieese

No caso das gerências da empresa e funções gratificadas, a situação é ainda pior nos anos mais recentes, com recuo do espaço conquistado no início da década passada nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Em 2010, 25,3% dos cargos de gerência nas empresas da Petrobras eram ocupados por negros; em 2018 caiu para o menor patamar, apenas 17,7%; e em 2022 estava em 21,9%. Embora tenha crescido em 2024, chegando a 23,8%, ainda está abaixo de 2010, destacou a Fup.

Segundo o estudo, há poucas informações disponíveis sobre os trabalhadores negros na Petrobras. Os dados usados pelo Dieese e pela Fup têm como base no Balanço Social (não auditado) do Sistema Petrobras, que compreende, além da holding, as subsidiárias Transpetro, PBio, TermoBahia e TBG.

O economista do Dieese, Cloviomar Cararine, observou que houve crescimento no número de trabalhadores negros na Petrobras de 2010 a 2015, chegando a 20.098 pessoas e representando 22,2% do total. Logo depois, inicia-se movimento de queda, para apenas 13.937 trabalhadores negros em 2022, no final do governo Bolsonaro. A partir de 2023 volta a subir, atingindo 16.155 trabalhadores em 2024, com alta de 15,9% na comparação com 2022.

"A entrada de trabalhadores próprios na Petrobras acontece via concurso público. Como os negros têm menor acesso à formação escolar, acabam chegando em situação desfavorável na "peneira" dos concursos. Mesmo assim, a reduzida entrada de trabalhadores negros, via concurso público na Petrobras, não explica a presença relativa ainda menor de negros nos cargos de gerência", afirmou Cararine.

O estudo mostra ainda, que o processo de saída de trabalhadores da companhia, através dos programas de incentivo à demissão voluntária (PIDV), de 2014 para cá, tem reduzido o número total de trabalhadores, mas como a saída de negros tem sido relativamente menor em função, em parte, do tempo de trabalho na empresa, suas participações no Sistema Petrobras têm aumentado.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro