Integrantes do governo Lula afirmam com ironia que o deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), relator do projeto do marco contra o crime organizado, fez um trabalho melhor que o de Jack Bauer.
A referência é ao protagonista da série de TV "24 horas", popular na primeira década deste século, em que Bauer tinha esse prazo para evitar ataques terroristas.
Derrite, que se licenciou do cargo de secretário de Segurança Pública de São Paulo, divulgou em poucas horas seu relatório após ter sido nomeado para o posto pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), na última sexta-feira (7). A decisão é vista pelo governo como um tiro no pé.
O texto passou a ser imediatamente criticado por diversos partidos, sobretudo por tirar autonomia da Polícia Federal na investigação do crime organizado, obrigando a que a corporação peça autorização para polícias estaduais.
Além disso, o governo federal atacou o fato de Derrite ter equiparado penas de atos cometidos por facções às de terroristas.
Por fim, o relatório também foi criticado por membros do Ministério Público, que viram amarras para sua atuação. O tema foi abordado por diversos participantes do 26º Congresso Nacional do Ministério Público, que está sendo realizado em Brasília.
A enxurrada de críticas levou Derrite a recuar dos pontos polêmicos na tentativa de ver o projeto aprovado. Mesmo assim, a votação, que estava prevista para esta quarta-feira (12) foi adiada para a próxima semana.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro