5 horas atrás 1

Trabalho remoto estimula telegramas, que saltam 30% e bate recorde em 2025

Telegrama pode ser enviado por pessoas ou empresas. Mais utilizado por pessoas jurídicas, o serviço é empregado para realizar convocações de concursos, perícias médicas e cobranças judiciais. "Com alta credibilidade, o telegrama atende às prescrições legais e auxilia na comunicação com todos os cidadãos, independentemente de terem acesso aos demais canais digitais", afirmam os Correios.

Telegramas são entregues em até quatro horas nas grandes cidades
Telegramas são entregues em até quatro horas nas grandes cidades Imagem: Apu Gomes/Folhapress

Comprovação de entrega mantém os telegramas vivos. Esse diferencial faz com que o mecanismo seja também uma opção relevante para a Justiça do Trabalho. "Mesmo com a modernização das relações e o crescimento do home office, o processo trabalhista continua exigindo prova segura de que a empresa tentou comunicar o empregado de maneira formal e verificável", explica a Bárbara Ferrari, advogada especialista em direito trabalhista.

Notificações são prova para empregado e empregador. A advogada trabalhista Zilda Ferreira explica que, com a possibilidade de confirmar judicialmente a comunicação, o envio de telegramas é utilizado para a convocação de funcionários após faltas recorrentes. No caso dos trabalhadores, o envio da mensagem é indicada para a notificação de irregularidades que abram margem para uma eventual solicitação de rescisão indireta.

O telegrama se consolidou historicamente como um meio tradicional de convocação e notificação e costuma ser bem aceito como evidência de tentativa de contato, com data, conteúdo e registros de envio e entrega.
Bárbara Ferrari

Home office estimula o telegrama como alternativa de contato. Com a expansão do trabalho remoto desde a pandemia, a comunicação pelas mensagens oficiais ganhou força. "Nessas situações [de home office], a comunicação presencial fica inviável e a empresa precisa de um caminho que demonstre, de forma objetiva, que fez o possível para localizar e orientar o trabalhador", diz Bárbara. Ela destaca que a ferramenta é adequada para convocação para retorno ao trabalho, esclarecimentos e aplicação de medidas disciplinares.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro