7 meses atrás 6

Trump amplia 'taxa das blusinhas' nos EUA e encarece produtos das chinesas Shein e Temu, diz jornal

Segundo o Axios, o presidente dos EUA assinou uma ordem executiva que põe fim à brecha de isenção de importação dessas empresas. Impostos começam a valer em 2 de maio.


Temu e Shein — Foto: Reuters

O presidente Donald Trump pôs fim a brecha que isentava de impostos produtos de empresas chinesas como Shein e Temu e ainda triplicou o valor da taxa imposta sobre as importações nos Estados Unidos. A informação é do jornal econômico americano Axios.

Antes, encomendas com valor inferior a US$ 800, não eram taxadas por se beneficiarem de uma isenção. Agora, esses pacotes devem receber um imposto de até 90% do valor total.

Na semana passado, quando foi assinada a ordem executiva que acabava com a isenção, o plano era impor uma alíquota de até 30% do valor por item - o que seria aumentado em 1° junho para 50%.

Segundo o Axios, o fim da isenção representa uma vitória para os defensores dos varejistas americanos. A Forever 21, uma marca de moda jovem americana, culpa a ascensão da Shein por ter que fechar suas lojas pelos EUA.

"A capacidade de varejistas não americanos de vender seus produtos a preços drasticamente mais baixos para consumidores dos EUA impactou significativamente a capacidade da empresa de manter sua base tradicional de clientes," disse Stephen Coulombe, co-diretor de reestruturação da Forever 21.

Críticos da taxação dizem que a medida significa "aumentar efetivamente os impostos sobre os consumidores americanos e aumentar drasticamente o tempo de envio".

Tarifaço de Trump e guerra com a China

Na tarde desta terça-feira (8), a Casa Branca confirmou que as tarifas de 104% dos EUA contra a China começarão a ser cobradas na quarta (9).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro