Trump fala com repórteres a bordo do Força Aérea Um. Ele aponta, e uma tela é vista ao lado dele. Repórteres seguram dispositivos de gravação.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Trump postou sobre o aumento de tarifas enquanto voava para a Malásia no sábado
    • Author, Max Matza
    • Role, BBC News
  • Há 21 minutos

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que vai aumentar as tarifas sobre produtos importados do Canadá após a província canadense de Ontário veicular um anúncio contrário às tarifas com o ex-presidente dos EUA Ronald Reagan.

Em uma publicação nas redes sociais no sábado (25/10), Trump chamou o anúncio de "fraude" e criticou duramente as autoridades canadenses por não o removerem antes do campeonato de beisebol da World Series.

"Devido à grave deturpação dos fatos e ao ato hostil, estou aumentando a tarifa sobre o Canadá em 10% acima do que eles estão pagando agora", escreveu Trump.

Depois que Trump suspendeu as negociações comerciais com o Canadá na quinta-feira (23/10), o premiê de Ontário disse que deixaria de veicular o anúncio.

O premiê de Ontário, Doug Ford, disse na sexta-feira que suspenderia a campanha publicitária antitarifas de sua província nos EUA, afirmando a repórteres que tomou a decisão após discussões com o primeiro-ministro Mark Carney "para que as negociações comerciais possam ser retomadas".

O Canadá é o único país do G7 que não chegou a um acordo com os EUA desde que Trump começou a tentar cobrar tarifas elevadas sobre produtos de seus principais parceiros comerciais.

Os EUA já impuseram uma taxa de 35% sobre todos os produtos canadenses – embora a maioria esteja isenta por um acordo de livre comércio existente. Também impôs taxas setoriais específicas sobre produtos canadenses, incluindo uma taxa de 50% sobre metais e 25% sobre automóveis.

Em sua postagem, enviada durante uma viagem à Ásia, Trump deu a entender que estava adicionando 10 pontos percentuais a esses impostos.

Três quartos das exportações canadenses são vendidas para os EUA, e Ontário concentra a maior parte da produção automobilística do Canadá.

O anúncio, patrocinado pelo governo de Ontário, cita o ex-presidente americano Ronald Reagan, republicano e ícone do conservadorismo americano, dizendo que as tarifas "prejudicam todos os americanos".

O vídeo traz trechos de um discurso de rádio nacional de 1987, com foco em comércio exterior.

A Fundação Ronald Reagan, encarregada de preservar o legado do ex-presidente, criticou o anúncio por usar áudio e vídeo "seletivos" e afirmou que ele deturpava o discurso de Reagan. Afirmou também que o governo de Ontário não havia solicitado permissão para usá-lo.

Em publicação na rede Truth Social no sábado, Trump disse que o anúncio deveria ter sido retirado antes.

"O anúncio deles deveria ter sido retirado IMEDIATAMENTE, mas eles o deixaram veicular ontem à noite, durante a World Series, sabendo que era uma FRAUDE", escreveu ele, enquanto voava para a Malásia.

Tanto Trump quanto Carney participarão da cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático) na Malásia, mas Trump disse aos repórteres que o acompanham a bordo do Air Force One que não tem nenhuma "intenção" de se encontrar com seu homólogo canadense durante a viagem.

Em sua publicação, Trump também acusou o Canadá de tentar manipular um futuro caso na Suprema Corte dos EUA, que poderia pôr fim a todo o seu regime tarifário.

O caso, que será julgado pela mais alta corte dos EUA no mês que vem, determinará se as tarifas são constitucionais.

O anúncio de Reagan não é a única maneira pela qual Ontário – casa do time de beisebol Toronto Blue Jays – está usando o campeonato World Series como plataforma para criticar as tarifas de Trump.

Em um vídeo postado na sexta-feira, Ford e o governador da Califórnia, Gavin Newsom, fizeram apostas de brincadeira sobre qual time venceria a série.

Ambos brincaram repetidamente sobre as tarifas no vídeo, com Ford prometendo enviar a Newsom uma lata de xarope canadense se o LA Dodgers vencer.

"A tarifa pode me custar alguns trocados a mais na fronteira hoje em dia, mas valerá a pena", escreveu ele.

Em resposta, Newsom pediu a Ford que voltasse a permitir a venda de bebidas alcoólicas produzidas nos Estados Unidos em lojas de bebidas da província e prometeu enviar "vinho da Califórnia digno de campeonato" se o Blue Jays vencer.

Eles encerraram a conversa declarando: "Um brinde a uma grande World Series e a uma amizade sem tarifas entre Ontário e Califórnia."