Presidente dos EUA publicou no Truth Social. Ele ainda prometeu encerrar 'pagamentos e subsídios em larga escala' ao país sul-americano. Líder colombiano não comentou a publicação.
Donald Trump em pronunciamento na Casa Branca, em 15 de outubro de 2025 — Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou neste domingo (19) o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, de "traficante de drogas ilegal", que incentiva a "produção massiva" de entorpecentes. Ele afirmou ainda que os EUA vão encerrar “pagamentos e subsídios em larga escala” ao país sul-americano.
Segundo Trump, Petro "não faz nada para deter" a produção de drogas no país e afirmou que o tráfico se tornou o "maior negócio" na Colômbia. Ele ainda disse que o líder colombiano é "mal avaliado" e "muito impopular".
Ele alertou que Petro “é melhor que encerre” as operações de drogas “ou os Estados Unidos as encerrarão por ele, e não será feito de forma gentil”.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Na ocasião, Petro defendeu a criação de uma força armada global com a prioridade de libertar os palestinos. “Essa força precisa ser maior do que a dos Estados Unidos”, disse. Ele também pediu que soldados norte-americanos desobedecessem às ordens de Trump.
O Departamento de Estado classificou a fala como "imprudente" e "incendiária".
Esta reportagem está em atualização.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, participou de uma manifestação pró-Palestina em Nova York — Foto: Bing Guan/Reuters
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro