1 mês atrás 11

Trump confirma 'tarifaço' adicional sobre madeira, móveis e estofados

Secretaria de Comércio diz que as importações de madeira ameaçam os EUA. No documento que determina as cobranças adicionais, Trump diz que foi informado pelo secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, sobre o efeito negativo sobre a "segurança nacional" do país.

O secretário constatou e me informou sobre sua opinião de que produtos de madeira estão sendo importados para os Estados Unidos em quantidades e circunstâncias que ameaçam prejudicar a segurança nacional dos Estados Unidos.
Donald Trump, em ordem executiva

Alíquotas serão elevadas a partir de 1º de janeiro de 2026. O anúncio prevê ainda que as futuras cobranças aplicadas subirão para 30% sobre estofados de madeira. Já para os armários de cozinha e gabinetes de banheiro, a taxa alcançará 50%. As exceções são previstas para países que celebrem um acordo comercial que "não ameace o comprometimento da segurança nacional" dos Estados Unidos.

Nova taxa anunciada por Trump aumenta a preocupação do setor no Brasil. Em entrevista concedida ao UOL na semana passada, a diretora-executiva da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), Cândida Cervieri, afirmou que o setor já sofre com os efeitos e lamentou a possibilidade de um "tarifaço" ainda maior. "A importação de móveis do Brasil representa 0,7% da balança comercial dos Estados Unidos. Não é o setor de móveis do Brasil que ameaça a defesa nacional deles", avaliou.

Veja as cobranças adicionais:

  • Madeira serrada e produtos de madeira macia - Tarifa adicional de +10% sobre a já existente

  • Mobiliário estofado de madeira (sofás, cadeiras, etc.) - Tarifa adicional de +25%

  • Armários de cozinha e lavatórios de madeira - Tarifa adicional de +25%

  • Produtos de madeira do Reino Unido - Tarifa adicional de +10%

  • Produtos de madeira do Japão - Tarifa fixa de 15%

  • Produtos de madeira da União Europeia - Tarifa fixa de 15%

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro