1 semana atrás 1

Trump desvia petróleo que Venezuela venderia à China e preços caem

China classificou ações americanas como intimidadoras e capazes de esvaziar recursos da Venezuela. A Rússia e aliados de Caracas governados pela esquerda também denunciaram. Aliados de Washington também estão desconfortáveis com a captura de Maduro e outras ameaças de Trump, como feitas ao México e à Groenlândia, para promover interesses dos EUA.

O uso descarado da força pelos Estados Unidos contra a Venezuela e sua exigência de 'América em primeiro lugar' quando a Venezuela se desfaz de seus próprios recursos petrolíferos são atos típicos de intimidação. [...] Essas ações violam seriamente o direito internacional, infringem gravemente a soberania da Venezuela e prejudicam gravemente os direitos do povo venezuelano.
Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China

Intervenção americana na Venezuela começou em 3 de janeiro, quando o presidente Nicolás Maduro e sua esposa foram presos pelos EUA sob acusação de narcoterrorismo. A operação deixou 23 venezuelanos e 32 cubanos mortos. Nenhum norte-americano morreu, segundo informações oficiais. Essa foi a maior ação militar de Washington na América Latina desde a invasão do Panamá, em 1989.

Pequim importou 389.000 barris de petróleo venezuelano por dia em 2025 — cerca de 4% de suas importações marítimas de petróleo bruto. Irã e Rússia podem ser novos fornecedores alternativos à China, disseram fontes do mercado à Reuters.

Fontes da petroleira estatal venezuelana PDVSA disseram à Reuters que as negociações para um acordo de exportação do produto venezuelano avançaram. O governo da Venezuela não fez nenhum anúncio oficial.

Medidas sustentam objetivo de Trump em controlar e acelerar a produção das reservas venezuelanas de petróleo. Apesar de o país caribenho ter as maiores reservas comprovadas do produto no mundo, a produção está em declínio há anos. A Venezuela é membro da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), que controla os preços globais.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro