6 meses atrás 23

Trump diz que espera acordo entre Rússia e Ucrânia 'nesta semana' e que farão 'grandes negócios' com os EUA

O presidente americano, Donald Trump, disse, neste domingo (20), que espera um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia "nesta semana", e antecipou "grandes negócios com os Estados Unidos" para ambas as partes caso seja assinada uma trégua para o conflito iniciado em 2022.

A publicação do presidente americano em uma rede social não dá detalhes sobre avanço nas conversas de paz. Trump tenta impulsionar esse acordo desde que substituiu o democrata Joe Biden no cargo, no fim de janeiro.

O secretário afirmou ainda que Trump seguia interessado em um acordo, mas estava disposto a seguir em frente caso não houvesse sinais imediatos de progresso.

O Kremlin rebateu a fala de Rubio e disse que as conversas até aqui geraram progresso, inclusive o cessar-fogo no Mar Negro —que teve acusações cruzadas de violações—, e que a Rússia continua comprometida. Porém, afirmou que o contato com os EUA tem sido "complicado".

As relações entre Trump e Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, ficaram estremecidas desde o início do novo mandato do presidente norte-americano, quando os Estados Unidos iniciaram conversas bilaterais com a Rússia por um acordo de paz na Ucrânia, mas sem consultar Kiev.

Presidente russo Vladimir Putin declara 'trégua de Páscoa' na guerra contra a Ucrânia

Presidente russo Vladimir Putin declara 'trégua de Páscoa' na guerra contra a Ucrânia

Idosa é retirada de zona de ataque por soldado em Sumy, na Ucrânia — Foto: REUTERS/Stringer

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro