4 horas atrás 1

Trump diz que está encerrando negociações comerciais com o Canadá

A postagem na rede social de Trump ocorreu após o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, ter dito que pretende dobrar o comércio de seu país devido à ameaça das tarifas de Trump. A decisão abrupta de encerrar as negociações pode aumentar ainda mais as tensões comerciais que vêm se acumulando entre os dois países vizinhos há meses.

Trump escreveu: “A Fundação Ronald Reagan acaba de anunciar que o Canadá usou de forma fraudulenta um anúncio FALSO, com Ronald Reagan falando negativamente sobre tarifas.”

“O anúncio custou US$ 75 mil. Eles fizeram isso apenas para interferir nas decisões da Suprema Corte dos Estados Unidos e de outros tribunais”, acrescentou. “AS TARIFAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA A SEGURANÇA NACIONAL E A ECONOMIA DOS EUA. Com base em seu comportamento ultrajante, TODAS AS NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS COM O CANADÁ ESTÃO ENCERRADAS."

Publicação do presidente dos EUA Donald Trump na rede social Truth Social — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O gabinete de Carney não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da agência de notícias Associated Press. O premiê estava programado para partir na manhã de sexta-feira (24) para uma cúpula na Ásia, enquanto Trump fará o mesmo na noite de sexta.

Mais cedo na quinta-feira, a Fundação e Instituto Presidencial Ronald Reagan publicou na plataforma X que o anúncio criado pelo governo de Ontário “deturpa o ‘Discurso Presidencial à Nação sobre Comércio Livre e Justo’, de 25 de abril de 1987”. A fundação acrescentou que Ontário não recebeu permissão “para usar e editar as declarações”.

A fundação afirmou ainda que está “avaliando opções legais sobre o caso” e convidou o público a assistir ao vídeo não editado do discurso de Reagan.

Carney tenta aliviar as tensões comerciais enquanto Canadá, EUA e México se preparam para revisar o Acordo Estados Unidos-México-Canadá — tratado negociado por Trump em seu primeiro mandato, mas que ele passou a criticar.

Mais de três quartos das exportações canadenses vão para os EUA, e quase 3,6 bilhões de dólares canadenses (US$ 2,7 bilhões) em bens e serviços cruzam a fronteira diariamente.

Trump afirmou no início desta semana que havia visto o anúncio na televisão e que ele mostrava que suas tarifas estavam tendo efeito. “Vi um anúncio ontem à noite do Canadá. Se eu fosse o Canadá, também faria o mesmo anúncio”, disse.

Governador do Ontário, Doug Ford, tem criticado abertamente a política de tarifas americana — Foto: Chris Young/The Canadian Press/picture alliance

Na semana passada, o governador de Ontário, Doug Ford, publicou em sua conta no X um link para o anúncio com a mensagem: “É oficial: a nova campanha publicitária de Ontário nos EUA foi lançada.” Ele acrescentou: “Usando todas as ferramentas que temos, nunca deixaremos de defender o Canadá contra as tarifas americanas. O caminho para a prosperidade é trabalharmos juntos.”

Um porta-voz de Ford não respondeu imediatamente a um pedido de comentário na noite de quinta-feira. No passado, Ford chamou a atenção de Trump com uma sobretaxa de eletricidade para estados dos EUA, ao que Trump respondeu dobrando as tarifas de aço e alumínio.

O presidente tem imposto tarifas elevadas sobre muitos produtos canadenses. Em abril, o governo do Canadá aplicou tarifas retaliatórias sobre certos produtos americanos, mas estabeleceu cotas de remissão para alguns fabricantes de automóveis, permitindo a entrada de um número específico de veículos no país.

As tarifas de Trump afetaram especialmente o setor automotivo canadense, grande parte concentrado em Ontário.

 "Estamos usando as tarifas para defender a nossa soberania e segurança no mundo"

Trump: "Estamos usando as tarifas para defender a nossa soberania e segurança no mundo"

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro