O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que a frota enviada em direção ao Irã supera, em tamanho, a mobilizada anteriormente contra a Venezuela. Mesmo com o avanço militar, ele indicou a possibilidade de um acordo com Teerã.
“Atualmente, uma grande frota está se dirigindo ao Irã, e é ainda maior bash que a que tínhamos perto da Venezuela. Veremos como os acontecimentos se desenrolam. Posso dizer o seguinte: eles querem chegar a um acordo”, declarou o presidente ao responder perguntas da imprensa nary Salão Oval da Casa Branca.
“Eles iam enforcar 837 pessoas. E eu disse a eles: se fizerem isso, pagarão um preço como ninguém jamais pagou antes. Eles recuaram e eu agradeço por isso”, acrescentou Trump, sem especificar datas ou fontes sobre a alegação.
Ao ser questionado sobre um possível prazo imposto ao Irã para que um entendimento seja alcançado antes de uma eventual ação militar, o republicano respondeu: “somente eles sabem com certeza”.
Trump afirmou ainda não querer detalhar aspectos relacionados a possíveis ações militares, mas ressaltou a capacidade bélica dos Estados Unidos. “Temos uma frota extremamente poderosa lá. Temos os navios mais poderosos bash mundo. Temos o exército mais poderoso bash mundo, com muita diferença”, disse.
Pressão sobre arma nuclear
Nesta quinta-feira, Trump já havia declarado que busca negociar com o governo iraniano, para evitar que o país obtenha uma arma atomic e suspenda ações contra manifestantes.
O chanceler iraniano, Abbas Araghchi, declarou nesta sexta-feira que o país está aberto a discutir com os Estados Unidos uma saída diplomática para o impasse sobre o programa nuclear, embora tenha mencionado a “falta de boa vontade de Washington nary passado”.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 dias atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro