6 meses atrás 14

Trump diz que inflação está em queda nos EUA por causa do tarifaço

Em postagem na sua rede social, Truth Social, o Trump adicionou que o custo de todos os produtos, incluindo gasolina e alimentos, vem diminuindo.

"Os Estados Unidos estão arrecadando números recorde em tarifas, com o custo de quase todos os produtos caindo, incluindo gasolina, mantimentos e praticamente todo o resto. Da mesma forma, a inflação está em queda. Promessas feitas, promessas cumpridas", disse.

Postagem de Trump sobre inflação — Foto: Reprodução/Redes sociais

Apesar da publicação otimista, o presidente não divulgou dados específicos.

Dados do governo dos EUA divulgados em 10 de abril mostraram que os preços ao consumidor caíram inesperadamente em março

EUA voltam atrás e isentam celulares, computadores e chips de tarifaço

EUA voltam atrás e isentam celulares, computadores e chips de tarifaço

No começo deste mês, o diretor de Estatísticas e Estudos de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Herlon Brandão, afirmou que é possível que o resultado da balança comercial de março tenha sido influenciado pela decisão dos EUA de subir as tarifas de aço e alumínio, englobando produtos brasileiros.

“Pode ser que sim (que tenha impacto), mas a gente ainda não consegue perceber esse efeito direto do aumento da tarifa [de aço e alumínio]”, declarou Brandão, do MDIC, na ocasião.

🌍Donald Trump anunciou, na semana passada, a imposição de tarifas a países do mundo que, no entendimento da Casa Branca, "roubam" os EUA na relação comercial. Os produtos brasileiros foram taxados com o menor índice, de 10%

Desde o anúncio, países como a China e blocos como a União Europeia passaram a articular uma reação ao "tarifaço". Além disso, México e Canadá já vinham anunciando medidas ao longo das últimas semanas

Nessa quinta-feira (10), Trump recuou e afirmou que irá pausar por 90 dias o programa de tarifas recíprocas, e reduzirá para 10% as tarifas de importação contra países, exceto a China.

No caso dos produtos chineses, as taxas impostas pelos Estados Unidos aumentarão para 145%, o que causou retaliações de Pequim. Nesta sexta (11), a China anunciou mais uma medida reciproca, e as tarifas impostas pelo país aos EUA chegaram a 145%.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro