9 meses atrás 13

Trump diz que Microsoft está em negociações para adquirir o TikTok

A Microsoft se recusou a comentar. TikTok e ByteDance não responderam imediatamente a pedidos de comentário feitos pela Reuters.

O TikTok, que tem cerca de 170 milhões de usuários norte-americanos, foi brevemente retirado do ar pouco antes da entrada em vigor, em 19 de janeiro, de uma lei que exigia que sua proprietária chinesa, a ByteDance, vendesse o app por motivos de segurança nacional. Caso contrário, ele seria banido no país.

Trump, depois de assumir o cargo em 20 de janeiro, assinou um decreto que adia a aplicação da lei em 75 dias.

Trump já havia dito anteriormente que estava aberto à compra do aplicativo de rede social pelo bilionário Elon Musk se o presidente-executivo da Tesla quisesse fazê-lo. Musk, entretanto, não comentou publicamente sobre o comentário de Trump.

Mais recentemente, a startup de inteligência artificial Perplexity AI propôs uma fusão com o TikTok, com o governo dos EUA recebendo até metade da nova empresa no futuro, disse uma fonte à Reuters no domingo (26).

A fala de Trump marca a segunda vez em que a Microsoft aparece como possível compradora do TikTok.

Durante seu primeiro mandato, Trump ordenou que a versão norte-americana do TikTok fosse desassociada da ByteDance, citando preocupações com a segurança nacional.

A Microsoft surgiu como uma das principais concorrentes, em 2020, mas as negociações logo fracassaram, e o esforço de desinvestimento de Trump terminou meses depois, quando ele deixou o cargo.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse em 2021 que a negociação envolvendo a compra do TikTok foi "a coisa mais estranha" em que já trabalhou. "Acho que o presidente Trump tinha um ponto de vista particular sobre o que ele estava tentando fazer lá", disse o executivo na época.

"Então eu simplesmente desisti. Foi interessante. Houve um período de tempo em que senti que o governo tinha alguns requisitos particulares, e então eles simplesmente desapareceram", completou Nadella.

 EUA devem ficar com metade do TikTok

Trump: EUA devem ficar com metade do TikTok

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro