2 meses atrás 5

Trump sanciona acordo para encerrar mais longo shutdown da história dos EUA

"Não podemos permitir que isso aconteça novamente", disse Trump. A declaração foi dada na saída do Salão Oval durante a cerimônia de assinatura que ele usou para criticar os democratas. "Essa não é a maneira de administrar um país."

Acordo estende o financiamento do governo até 30 de janeiro de 2026. O fim do "shutdown" deixa o governo federal em um caminho para continuar adicionando cerca de US$ 1,8 trilhão por ano à sua dívida de US$ 38 trilhões.

Fim da paralisação oferece esperança para alguns serviços essenciais. Ainda assim, o transporte aéreo deve levar algum tempo para se recuperar, com a importante onda de viagens do feriado de Ação de Graças a apenas duas semanas de distância. Com o fim do "shutdown", a ajuda alimentar a milhões de famílias também pode abrir espaço nos orçamentos domésticos para gastos, à medida que a temporada de compras de Natal começa a ganhar intensidade.

Dados sobre a economia dos EUA voltaram a ser divulgados. A ausência das informações deixou investidores e formuladores de políticas monetárias sem orientações sobre a saúde do mercado de trabalho, a trajetória da inflação e o ritmo dos gastos do consumidor e do crescimento econômico.

É provável que algumas lacunas de dados sejam permanentes. A Casa Branca avalia que os relatórios de emprego e do Índice de Preços ao Consumidor referentes ao mês de outubro talvez nunca sejam divulgados. A previsão era de que a inflação dos Estados Unidos no mês passado fosse apresentada hoje.

*Com Reuters

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro