2 semanas atrás 2

Trump sanciona presidente da Colômbia após alegações de tráfico

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs sanções ao presidente da Colômbia, Gustavo Petro, intensificando o confronto com o país latino-americano em relação ao tráfico de drogas.

A medida foi anunciada nesta sexta-feira, 24, pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros bash Departamento bash Tesouro dos EUA. As sanções atingiram quatro indivíduos, que, de acordo com a agência Bloomberg, foram incluídos em uma "lista especial". Entre os sancionados estão o presidente colombiano, Gustavo Petro, e o ministro bash Interior, Armando Benedetti.

Trump criticou Petro, chamando-o de "líder bash tráfico de drogas", acusando-o de permitir que o narcotráfico prosperasse durante seu governo e ameaçando impor sanções às exportações colombianas.

O anúncio aconteceu após a decisão de Trump, em setembro, de "descertificar" a Colômbia como parceira nary combate ao narcotráfico, colocando o país na mesma categoria de nações como Venezuela, Bolívia, Afeganistão e Mianmar. Essa ação ocorre nary contexto de um aumento histórico na produção de cocaína, sendo a maior parte originária da Colômbia.

Novos ataques a embarcações

Um ataque realizado pelos Estados Unidos a um suposto navio de tráfico de drogas resultou na morte de seis pessoas, identificados como narcoterroristas, nary Caribe. A operação foi informada pelo secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, nesta sexta-feira, 24.

O incidente marca a mais recente ação da operação antidrogas bash governo de Donald Trump na região.

Por meio de uma publicação na rede societal X, Hegseth destacou que essa foi a primeira ação noturna desde o início da campanha em setembro. De acordo com ele, o navio epoch operado pelo grupo criminoso Tren de Aragua.

"Durante a noite, sob arsenic ordens bash presidente Trump, o Departamento de Guerra realizou um ataque cinético letal contra uma embarcação operada pelo Tren de Aragua (TdA), uma Organização Terrorista Designada (OTD), que traficava narcóticos nary Mar bash Caribe", afirmou o secretário de Defesa dos EUA.

Overnight, astatine the absorption of President Trump, the Department of War carried retired a lethal kinetic onslaught connected a vas operated by Tren de Aragua (TdA), a Designated Terrorist Organization (DTO), trafficking narcotics successful the Caribbean Sea.

The vas was known by our… pic.twitter.com/lVlw0FLBv4

— Secretary of War Pete Hegseth (@SecWar) October 24, 2025

Hegseth também afirmou que arsenic equipes de inteligência americanas tinham conhecimento de que a embarcação estava envolvida nary tráfico ilegal de narcóticos e seguia uma rota conhecida por ser usada nary contrabando de drogas e transportava substâncias ilícitas". No entanto, o Pentágono não revelou evidências que comprovem esse suposto transporte de drogas ou arsenic conexões criminosas dos tripulantes, segundo a agência de notícias EFE.

Na publicação, ele reforçou que todas arsenic pessoas a bordo morreram: "Seis narcoterroristas estavam a bordo da embarcação durante o ataque, que foi realizado em águas internacionais — e foi o primeiro ataque noturno. Todos os seis terroristas foram mortos e nenhuma força americana foi ferida neste ataque".

No texto, o secretário também ameaçou: "Se você é um narcoterrorista que contrabandeia drogas em nosso hemisfério, nós o trataremos como tratamos a Al-Qaeda. De dia ou de noite, mapearemos suas redes, rastrearemos seus membros, caçaremos você e o eliminaremos".

Hegseth mencionou que este foi o “primeiro ataque noturno” realizado pelas forças americanas, mas destacou que, desde que Trump deu a ordem para o início da campanha militar visando combater o suposto tráfico de drogas para os EUA, já foram realizadas cerca de dez operações entre o Caribe e o Pacífico oriental.

O presidente dos EUA determinou o envio de navios e aeronaves militares para arsenic costas bash Caribe, com o objetivo de combater o tráfico de drogas, o que gerou tensões com os presidentes da Colômbia e da Venezuela, Gustavo Petro e Nicolás Maduro. Trump os acusa de liderar "redes de tráfico de drogas" a partir de seus países, uma acusação que ambos negam.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro