4 semanas atrás 6

Trump se irrita com vídeo de veteranos democratas acusando seu governo de dar ordens ilegais a militares: 'Traidores'

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma série de postagens para atacar um vídeo divulgado por veteranos democratas do Congresso americano nesta quinta-feira (20), em sua rede Truth Social.

No vídeo, os parlamentares orientam os membros das Forças Armadas dos EUA a desobedecerem ordens ilegais, embora não tenham especificado quais seriam elas.

Os senadores Elissa Slotkin e Mark Kelly, e os deputados Jason Crow, Maggie Goodlander, Chris DeLuzio e Chrissy Houlahan afirmam que as “ameaças à nossa Constituição” vêm “de dentro do nosso próprio país” e, reiteradamente, dizem que militares e agentes de inteligência devem “recusar ordens ilegais”.

Ao postar o vídeo na rede social X, na terça-feira (18), uma das senadoras escreveu na legenda:

"O povo americano precisa que vocês defendam nossas leis e nossa Constituição. Não abandonem o barco".

Além de chamar os veteranos de "traidores", o presidente republicano elevou o tom e afirmou que "comportamento sedicioso" - que significa insubordinação contra autoridade e atitude de revolta - "é punível com morte".

"Isso é realmente muito ruim e perigoso para o nosso país. Suas palavras não podem ser toleradas. Comportamento sedicioso de traidores! Prendê-los? Comportamento sedicioso é punível com morte", ameaçou, repostando vários comentários deixados em uma reportagem da revista conservadora americana "Washington Examiner".

Em entrevista à emissora americana Fox News nesta quarta-feira (19), o deputado Jason Crow defendeu o posicionamento exposto por ele e seus colegas, e citou decisões recentes do governo Trump, como a de enviar tropas da Guarda Nacional a várias cidades americanas, como argumento:

"Estamos ao lado de nossas tropas, nossos militares que frequentemente são colocados em situações muito difíceis, e Donald Trump os colocou em situações muito difíceis e insinuou que os colocará em situações ainda mais difíceis nos próximos meses e anos. (...) Donald Trump fez uma série de comentários e sugestões muito perturbadoras que violariam a lei americana e colocariam nossas forças armadas em uma situação terrível. Não quero esperar até que isso aconteça para lembrar nossas tropas dessa obrigação, porque aí será tarde demais".
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro