6 dias atrás 8

Trump 'sem dúvida' quer derrubar governo da Venezuela, diz aliado de Maduro à BBC

Saab afirmou que Trump quer transformar a Venezuela em uma "colônia" dos Estados Unidos.

Quando questionado sobre a possibilidade de uma invasão terrestre da Venezuela, Saab disse ao programa Newshour, da BBC, que "isso não deveria acontecer, mas estamos preparados".

Ele acrescentou que a Venezuela "ainda está disposta a retomar o diálogo" com os EUA, apesar de sua "ilegítima" luta contra o tráfico de drogas.

Trump reafirma discurso de guerra contra o tráfico de drogas na Venezuela

Trump reafirma discurso de guerra contra o tráfico de drogas na Venezuela

Saab afirma que os EUA querem uma mudança de regime na Venezuela, acusando o país de almejar tomar os recursos naturais venezuelanos, incluindo reservas de ouro, petróleo e cobre.

Membros do Congresso americano de ambos os partidos expressaram preocupações sobre a legalidade dos ataques de Trump contra embarcações e sobre sua autoridade para ordená-los.

O senador republicano Lindsey Graham disse a jornalistas no domingo (26/10) que futuros ataques terrestres eram uma "possibilidade real" e que Trump lhe contou que planeja informar os membros do Congresso sobre futuras operações militares quando retornar da Ásia.

Muitos analistas acreditam que essa movimentação também faz parte de uma campanha mais ampla de intimidação, com o objetivo de retirar Maduro do poder.

Oficialmente, o navio permanecerá no país até quinta-feira, para realizar treinamentos e exercícios conjuntos.

O governo venezuelano emitiu um comunicado condenando o que chamou de "provocação militar de Trinidad e Tobago em coordenação com a CIA".

A Venezuela também afirmou ter capturado um "grupo de mercenários com informações diretas da agência de inteligência dos EUA" e alegou que "um ataque de bandeira falsa está em andamento" nas águas entre a Venezuela e Trinidad e Tobago. Uma operação de bandeira falsa é uma ação política ou militar realizada com o objetivo de culpar um oponente.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, já havia feito acusações semelhantes antes — incluindo a de um plano para plantar explosivos na embaixada dos EUA em Caracas, no início de outubro.

Reportagem adicional de Ione Wells.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro