Ainda podem ocorrer mais dois cortes na taxa de juros dos EUA neste ano, segundo diretora do Fed. Na semana passada, a vice-presidente de Supervisão da instituição, Michelle Bowman, disse que o FOMC (comitê de política monetária) ainda pode promover dois outros cortes nos próximos meses, ambos de 0,25 ponto percentual, informou a agência AFP.
Antes da queda da taxa de juros dos EUA, Trump chegou a chamar o presidente do Fed de "estúpido". A ofensa a Jerome Powell por conta da manutenção das taxas de juros ocorreu no final de julho, antes, portanto, do início do atual ciclo. "Ele está atrasado demais e, na verdade, irritado demais, estúpido demais e político demais para ter o trabalho de presidente do Fed", acrescentou Trump em sua mensagem na TruthSocial.
Ataques verbais de Trump ao chefe do Fed continuam desde que o republicano voltou ao cargo em janeiro. Meses depois, o presidente republicano ameaçou demitir Powell, que foi indicado por Trump durante seu primeiro mandato (2017-2021) e confirmado por seu sucessor democrata, Joe Biden. Porém, uma demissão desse tipo seria sem precedentes e, para realizá-la, teria que demonstrar a existência de graves falhas ou irregularidades.
Em junho, Trump declarou que desejava que as taxas de juros fossem reduzidas a 1%. Na época, afirmou também que "adoraria" se Powell renunciasse ao cargo.
Taxa de juros nos EUA é relevante para o Brasil. Os juros menores nos Estados Unidos e em outras economias desenvolvidas representam um cenário positivo para as economias emergentes, que tendem a atrair maiores volumes de investimento nesse cenário, apesar de oferecerem um risco mais elevado.
(*) Com informações da Agência Estado e AFP
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro