
Crédito, Getty Images
- Author, Seher Asaf
- Role, Da BBC News
Há 3 minutos
Trump teria dito ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que assassinar Khamenei "não é uma boa ideia", segundo uma autoridade. O presidente não comentou publicamente a notícia.
Em entrevista à rede americana Fox News, Netanyahu não confirmou nem negou diretamente uma reportagem da Reuters de que Trump havia vetado um plano para matar o aiatolá.
"Há tantos relatos falsos de conversas que nunca aconteceram e não vou entrar nesse assunto", disse o premiê israelense.
"Mas posso dizer que acho que fazemos o que precisamos fazer. Faremos o que for preciso e acho que os EUA sabem o que é bom para eles, e não vou entrar nesse assunto."
Uma autoridade israelense disse à CBS News que, "em princípio", Israel não "mata líderes políticos; estamos focados em energia nuclear e militar. Não acho que ninguém que tome decisões sobre esses programas deva viver em liberdade e tranquilidade".
Israel atacou a infraestrutura nuclear iraniana e outros alvos na sexta-feira. Os dois países continuaram a lançar ataques de grande escala um contra o outro desde então. Nesta segunda-feira (16/6), os ataques entraram em seu quarto dia.
Em sua última postagem em sua rede social, a Truth Social, sobre a escalada da situação no Oriente Médio, Trump disse que "o Irã e Israel deveriam fazer um acordo", acrescentando que faria com que os dois cessassem as hostilidades "assim como fiz com a Índia e o Paquistão" — referindo-se ao recente confronto entre os países.
Falando a repórteres antes de partir para a cúpula do G7 no Canadá, Trump disse que os EUA continuariam a apoiar Israel e se recusou a dizer se havia pedido ao país que interrompesse seus ataques ao Irã.
A próxima rodada de negociações nucleares entre os EUA e o Irã estava inicialmente programada para ocorrer no domingo, mas o mediador, o ministro das Relações Exteriores de Omã, Badr Albusaidi, anunciou um dia antes que elas haviam sido canceladas.
O Irã disse ao Catar e a Omã que não estava aberto a negociar um cessar-fogo enquanto ainda estivesse sob ataque israelense, disse uma autoridade.
Trump disse no sábado que os EUA "não tiveram nada a ver com o ataque ao Irã".
"Se formos atacados de qualquer maneira pelo Irã, toda a força e poder das Forças Armadas dos EUA recairão sobre vocês em níveis nunca vistos antes", disse Trump.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 meses atrás
13






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro