6 meses atrás 9

Trump volta a falar em anexar Canadá em meio a eleições legislativas no país vizinho: 'só benefícios, sem prejuízos'

Trump pediu que os canadenses escolham como primeiro-ministro "o homem que tenha a força e sabedoria para reduzir os impostos pela metade", caso o Canadá se torne "o 51º estado dos EUA". "SÓ BENEFÍCIOS, SEM PREJUÍZOS", escreveu o republicano em sua plataforma Truth Social.

A atuação de Trump como chefe do Executivo americano balançou o cenário político do país vizinho. O partido do Trudeau, no poder há mais de 10 anos, ganhou força após o então premiê defender o país contra os avanços do republicano.

Eleições legislativas no Canadá

Os canandenses escolherão nesta segunda-feira (28) um novo primeiro-ministro em eleições antecipadas e marcadas pela influência do "fator Trump".

O pleito ocorre de forma antecipada —originalmente, as eleições ocorreriam no fim do ano, mas o abalo político causado pela renúncia do primeiro-ministro liberal Justin Trudeau, em janeiro, alterou o calendário.

As eleições legislativas antecipadas no Canadá acontecem na segunda-feira (28). O conflito com o vizinho norte-americano, alimentado pela guerra comercial e pelas ameaças de anexação de Donald Trump, mudou completamente o cenário desta eleição.

Cerca de 29 milhões de eleitores canadenses são chamados às urnas para eleger 343 novos deputados.

Sem maioria absoluta no Parlamento, seu sucessor, Mark Carney, pediu a dissolução da Câmara dos Comuns logo após sua nomeação, o que levou à convocação das eleições antecipadas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro