A TV Globo inaugurou, na terça-feira (29), a transmissão experimental do sinal DTV+ (sigla para Digital Television+), tecnologia também conhecida como TV 3.0. O evento, que aconteceu nos estúdios da emissora, no Rio de Janeiro, reuniu executivos do canal, autoridades do Governo Federal e jornalistas, que puderam conferir demonstrações do funcionamento da chamada “TV do futuro”. A ação também fez parte da comemoração de 60 anos da TV Globo.
A estação piloto da DTV+ tem caráter experimental e científico, com o objetivo de aprimorar a arquitetura, testar formatos e impulsionar o novo padrão da TV aberta no país, a partir da licença temporária concedida pelo Ministério das Comunicações e pela Anatel. A TV 3.0 promete mais imersão, interatividade e qualidade de som e imagem comparável à de cinema. O TechTudo esteve presente no evento de inauguração e, a seguir, traz os detalhes da nova tecnologia de transmissão para as televisões.
Inauguração da transmissão experimental do sinal DTV+ — Foto: William Guido/TechTudo O que você vai ver nesta matéria?
- O que é a DTV+ (TV 3.0)?
- Quando a DTV+ vai estar disponível para mim?
- Vou precisar comprar uma nova TV para ter acesso à DTV+ (TV 3.0)?
- Quanto vai custar o conversor da DTV+ e as televisões? Tenho que pagar por alguma assinatura?
- Quais as vantagens da transmissão do sinal DTV+?
- A DTV+ vai exigir conexão da TV com a internet?
- DTV+ e aplicativo de streaming são a mesma coisa?
- Demonstrações das possibilidades da DTV+
A Digital Television+ (DTV+) é como será chamada a TV 3.0 no Brasil. A transmissão desse novo sinal permitirá maior imersão dos telespectadores com o conteúdo exibido na televisão. Trata-se de uma junção entre o ambiente digital e a TV aberta. Com a tecnologia, será possível, por exemplo, assistir aos melhores momentos de uma partida de futebol enquanto o jogo ainda está em andamento, escolher o áudio da torcida, comprar produtos que chamem a atenção durante a programação, interagir com enquetes em programas, entre outras possibilidades.
Outro fator importante da nova tecnologia é a forma de inserção de publicidade. No novo formato, os anúncios serão mais específicos, direcionados e personalizados, de acordo com os gostos e a localização do telespectador. Será possível, por exemplo, receber na TV uma propaganda de uma pizzaria próxima à sua residência.
Quando a DTV+ vai estar disponível para mim?
A princípio, a expectativa é que a DTV+ esteja disponível comercialmente já para a Copa do Mundo da FIFA de 2026, que acontece entre junho e julho nos Estados Unidos, México e Canadá. No entanto, somente as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro terão acesso ao novo sinal de transmissão nesse primeiro momento. Segundo o diretor de tecnologia, Raymundo Barros, até 2030 o plano de cobertura da DTV+ deve chegar nas 15 maiores praças do Brasil.
Vou precisar comprar uma nova TV para ter acesso à DTV+ (TV 3.0)?
Se a sua televisão for um modelo recente, com tecnologia 4K, será necessário adquirir um conversor para receber o sinal da DTV+. Futuramente, novos modelos de TV já devem sair de fábrica com a tecnologia embutida.
Conversor de sinal da DTV+ — Foto: William Guido/TechTudo Quanto vai custar o conversor da DTV+ e as televisões? Tenho que pagar por alguma assinatura?
A princípio, não há um preço definido para os conversores — que ainda estão em fase de testes — nem para as televisões que serão fabricadas com a tecnologia. Também não será necessário pagar por qualquer assinatura. O sinal é gratuito, sendo exigido apenas um cadastro chamado Globo ID para que o telespectador possa interagir com a programação e usufruir de todos os recursos de imersão que a tecnologia oferece.
Conversor de sinal da DTV+ ainda não tem preço definido pois são apenas protótipos para testes — Foto: William Guido/TechTudo Quais as vantagens da transmissão do sinal DTV+?
Além de imagem com resolução de até 8K e som imersivo, o telespectador poderá interagir com a programação, participando de enquetes, por exemplo. Também será possível comprar produtos exibidos em determinados programas sem precisar sair da transmissão. Com o login efetuado, o usuário passará a receber anúncios personalizados conforme seus interesses.
A DTV+ vai exigir conexão da TV com a internet?
Não. O sinal de transmissão não exige que a TV esteja conectada à internet. No entanto, o usuário terá acesso a recursos mais personalizados ao conectar o aparelho ao Wi-Fi.
DTV+ e aplicativo de streaming são a mesma coisa?
Não. Embora a interface dos canais na DTV+ se pareçam com aplicativos, há diferença na forma como os sinais são produzidos e captados. Enquanto o aplicativo de streaming depende exclusivamente da conexão com a internet, o sinal da DTV+ é transmitido por antenas de radiodifusão. A diferença é que, com a TV 3.0, o usuário poderá combinar a recepção do novo sinal com conexão à internet para ampliar as funcionalidades.
Demonstrações das possibilidades da DTV+
Durante a inauguração, a diretora do canal TV Globo, Leonora Bardini, e o diretor de Tecnologia, Raymundo Barros, apresentaram dois modelos possibilitados pela tecnologia DTV+. O primeiro é a chamada “segmentação geográfica”, que permite diferenciar o conteúdo transmitido, por exemplo, para a Barra da Tijuca e para a Zona Sul do Rio de Janeiro.
Nas TVs equipadas com conversores DTV+, foi possível ver um flash de notícia com conteúdo específico da Barra da Tijuca sendo exibido apenas para os moradores dessa região. Em seguida, outro repórter apareceu cobrindo assuntos da Zona Sul, com a transmissão destinada exclusivamente a esse público.
Outra funcionalidade apresentada foi a personalização da publicidade. Segundo Raymundo Barros, trata-se de uma oferta em nível domiciliar — ou seja, cada residência pode receber um tipo diferente de propaganda, conforme os interesses dos moradores. No exemplo demonstrado, uma casa na Zona Sul recebeu um anúncio sobre uma série de aviação do Globoplay, um domicílio na Barra da Tijuca visualizou uma propaganda do documentário sobre Ayrton Senna e outra residência foi impactada por uma oferta do Cartola.
No caso da TV Globo, o Rio de Janeiro conta com dois transmissores de sinal: um localizado no Sumaré, responsável pela cobertura da Zona Sul e do Centro da cidade, e outro na Igreja da Penha, que atende à Zona Oeste. Há ainda um centro exibidor na Barra da Tijuca, encarregado de enviar a sinalização no momento do intervalo comercial, permitindo a veiculação segmentada das propagandas.
Antena de transmissão DTV+ no Sumaré — Foto: Reprodução/Globo *O TechTudo participou do evento a convite da TV Globo
🎥 Veja também: Como espelhar o celular na TV? 3 formas de conectar o seu aparelho!
Como espelhar o celular na TV? 3 formas de conectar o seu aparelho!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
38
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/N/w/JnVPxSSPWwJHZ27YtF5g/pexels-sergey-meshkov-8481931.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/e/e/jvJ54rTVubHzLoYABbtQ/huru-on-desktop-web.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/N/m/8BnkRzRPqUs6xUemh14Q/pexels-monstera-9430882.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro