8 meses atrás 15

TV Samsung Q7F 2025 agrada nos recursos, mas peca no acabamento; veja review

A TV Samsung Vision AI Q7F é a nova QLED da marca no mercado, trazendo como diferencial um uso maior de IA no sistema, seja para ajustar aspectos de imagem e som ou mesmo criar um plano de fundo único para o usuário. Além disso, a marca promete uma integração maior do televisor com outros dispositivos, o que é visto em recursos como o controle por gestos, possível ao utilizar um Galaxy Watch, e também o Gamepad Virtual, que permite curtir jogos via streaming sem videogame (e sem controle), apenas utilizando o app SmartThings no seu celular. O modelo é o intermediário da nova linha e chega às lojas por preços que começam em R$ 3.499, valor da versão de 50 polegadas.

Apesar do valor e das funcionalidades inovadoras, um ponto não agradou durante os testes: o acabamento, que parece frágil e não é ideal para a instalação na parede, assim como não evita que cabos fiquem aparentes, ponto em que a Samsung costuma se destacar. O TechTudo testou a Q7F na versão de 55 polegadas por cerca de 20 dias e traz a seguir as primeiras impressões, além de ter ido até São Paulo para conhecer de perto seus novos recursos*. Veja, a seguir, o que achamos da nova QLED da Samsung e saiba se ela é uma boa opção de compra para você.

TV Samsung QLED Q7F de 2025 vale a pena? Veja o que achamos do modelo com Vision AI — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo TV Samsung QLED Q7F de 2025 vale a pena? Veja o que achamos do modelo com Vision AI — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo
  • Tamanho de tela: 50"​, 55", 65", 75" e 85 polegadas
  • Resolução: 4K (3840 x 2160p)
  • Sistema Operacional: Tizen
  • Frequência: 60 Hz
  • Processador: Q4 AI
  • Potência de áudio: 20 Watts RMS
  • Conectividade: três HDMI, um USB-A, Ethernet, Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.3
  • Preço: a partir de R$ 3.499

Novas ferramentas são ponto alto

Com o conceito de Vision AI a Samsung tenta integrar novas tecnologias de Inteligência Artificial ao dia a dia das TVs, trazendo otimização de som e imagem – o que funcionou bem durante os testes, vale dizer –, assim como uma integração maior com outros dispositivos. A relação padrão com a Alexa via caixinhas de som Echo, por exemplo, segue bastante funcional, permitindo ligar e desligar o dispositivo, além de ajustar o volume da TV mesmo sem o controle remoto em mãos. O modelo também funciona como um hub para o SmartThings, que pode ser acessado direto na tela para controlar robôs aspiradores, soundbars, luzes, entre outros eletrônicos conectados pelo app da Samsung.

Mas, a IA vem pra trazer novidades nessa troca com a TV, principalmente nos recursos do chamado Ecossistema AI. Primeiro, vale destacar a facilidade trazia pelo Gamepad Virtual, que 'transforma' seu celular em um controle de videogame para jogar direto na tela. A disponibilidade de serviços como Xbox Cloud Gaming, via Xbox Game Pass Ultimate, e GeForce Now não é algo inédito em TVs Samsung, mas o usuário costuma precisar de um joystick para conectar à TV e curtir as bibliotecas de jogos. Agora, você pode simplesmente configurar um controle virtual no seu celular via SmartThings para aproveitar os serviços. Não é o melhor dos mundos – ter um joystick segue sendo o ideal –, mas facilita bastante na hora de jogar games mais simples como Balatro, por exemplo.

 Yuri Hildebrand/TechTudo Recursos de IA são interessantes, apesar de não distanciarem muito a TV de modelos mais antigos — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

Também se destaca a funcionalidade de Controle por Gestos, também parte do Ecossistema AI prometido pela Samsung. Aqui, o usuário que tenha disponível um Galaxy Watch 4 ou mais recente (com Wear OS 5 ou superior) vai poder realizar movimentos com as mãos para enviar comandos à TV. Esse é o recurso mais interessante e diferenciado, apesar de depender de um segundo dispositivo Samsung para funcionar. Por conta disso, não foi possível realizar o teste durante esses 20 dias, mas o TechTudo conheceu a novidade em evento em São Paulo.

"O controle por gestos é uma maneira interessante de unificar o ecossistema de produtos da Samsung. O relógio consegue, nesse caso, detectar a tensão causada na sua mão pelos gestos, e assim reproduzir o comando na TV. Ao todo, são três movimentos: o de pinça, para selecionar um item, o de fechar a mão, para voltar, e o de fechar a mão duas vezes, que te direciona para o menu. Além disso, é possível mirar com a mão o local exato que deseja clicar, semelhante ao Kinect do Xbox, por exemplo."

Samsung lança TV com IA e comandos de gestos; conheça

Samsung lança TV com IA e comandos de gestos; conheça

Qualidade de imagem e som com IA

Como dito anteriormente, a regulagem de imagem e som via IA funcionou bem, algo que não é uma grande novidade no mercado. A própria Samsung já oferece recursos como o Q-Symphony, que otimiza e mescla o som de TVs e soundbars desde 2020, mas aqui a ideia é facilitar o acesso. Com um ajuste rápido e simples, é possível melhorar o áudio da nova Q7F utilizando a mesma ferramenta, que promete ser ideal para assistir a filmes e séries, assim como para jogar.

Apesar disso, durante os testes, não achei que o áudio teve uma grande melhoria – inclusive, precisei aumentar o volume me algumas cenas para entender melhor o que estava sendo dito. De qualquer forma, estrondos muito altos ficaram controlados sem prejudicar o volume na maior parte das vezes, o que faz a tecnologia valer a pena. A Samsung também garante a tecnologia de Som em Movimento Virtual, que dá uma dinâmica diferenciada ao assistir conteúdos na tela. O recurso também funciona bem, mas tem uma presença menos perceptível que em modelos premium da própria marca.

Já em termos de imagem a otimização acontece de forma rápida e simples: você usa o próprio celular com o app SmartThings para realizar os ajustes. A TV regula padrões de cor, brilho e contraste por meio de testes feitos com o smartphone em mãos. A ideia é priorizar as cores reais exibidas na tela, independente da iluminação do cômodo. Isso permitiu uma gameplay bastante nítida e com boa visualização em jogos bem escuros, caso de Elden Ring, mesmo em manhãs e tardes ensolaradas. Por aqui, pelo menos, esses momentos representam uma dificuldade maior de enxergar a TV, muito graças a reflexos e o contra-luz – outros testes exigiram cortina para visualizar bem, por exemplo.

 Yuri Hildebrand/TechTudo Ferramentas de otimização de imagens funciona bem; Filmmaker Mode, por exemplo, entrega cores fiéis aos filmes e séries exibidos – e também está em televisores de outras gerações — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

Vale reforçar ainda o Filmmaker Mode, recurso já presente em TVs Samsung há algum tempo. Aqui, a ideia é manter os tons originais pensados pelos diretores em suas produções, entregando qualidade de cinema para assistir a filmes, séries e mais. O recurso fica disponível como uma as alternativas para configuração de imagem (como Esportes, TV ao vivo, entre outros), então não há nenhuma dificuldade para ativar.

As especificações da nova Q7F seguem um padrão de mercado da Samsung: 4K, Upscaling via IA que otimiza conteúdos em 1080p para a resolução máxima, suporte a tecnologias como Quantum HDR, Mega Contraste, Color Booster Pro, multitela para até dois conteúdos, além de potência de 20 Watts RMS no som em dois canais estéreo. Isso garante uma qualidade esperada para os principais tipos de uso e as novidades que utilizam IA aproveitam uma base já bastante funcional para aprimorar a experiência.

 Yuri Hildebrand/TechTudo Controle da Samsung segue com botões específicos para alguns serviços de streaming; design minimalista e carregamento à luz também seguem — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

O sistema Tizen da nova Q7F promete diversas opções de entretenimento mesmo para quem não tem uma assinatura de streaming. Você pode ligar a TV e começar a consumir TV ao vivo via Samsung TV Plus, serviço que conta com diversos canais de Esportes, Culinária, História e até Novelas. Para usar, basta estar conectado à Internet, e não há custos adicionais. Além disso, as opções de apps disponíveis no Tizen são bastante atuais, com serviços como Globoplay, Netflix, YouTube, Disney+, Amazon Prime Video, Max, Apple TV+, entre outros a menos de um download de distância em alguns casos.

Outro ponto interessante é a função Karaokê, em que você pode usar seu celular como microfone para cantar sozinho ou com amigos. A opção fica disponível por meio do aplicativo Stingray e a Samsung promete mais de 100 mil músicas no catálogo. Durante os testes para o review, a função ainda não estava disponível – só chegou nos últimos dias com a TV. Ainda assim, o TechTudo também conheceu o recurso na viagem que fez a São Paulo para conhecer os modelos Vision AI.

"O karaokê nativo da TV da Samsung dispensa os aparatos tradicionais, e permite fazer uma festa com amigos apenas com um celular da própria marca. Durante o teste, pude observar que existem músicas nos mais diversos idiomas, com uma grande variedade de estilos em português, como rap, rock e até MPB."

Para os gamers que pensam em comprar uma nova TV, a Q7F traz alguns recursos já padrão da Samsung. A Game Bar é um deles, que permite incluir miras fixas na tela – um diferencial para jogar um FPS tático, por exemplo –, além de trazer ajustes de imagem em poucos comandos para diversos estilos de gameplay. Há também a possibilidade de configurar tamanhos que vão além do 16:9 padrão, permitindo usar a TV como um monitor widescreen quando conectada no PC – infelizmente, não é possível fazer o mesmo com um console.

 Yuri Hildebrand/TechTudo Game Bar da Samsung traz possibilidades para melhorar a jogatina e permite até widescreen, que só funciona com um PC conectado — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

Por fim, o Modo Ambiente, que destaca um plano de fundo na TV em baixo consumo de energia – como uma espécie de descanso da tela –, ganhou o reforço da IA para gerar imagens a partir de prompts do usuário. Na prática isso se dá de forma simples, e a própria função traz alternativas para o que você deseja criar. Por aqui, geramos uma imagem de por do sol em marte, o que não "desafiou" muito a TV, mas permitiu conhecer melhor a ferramenta. Em termos de usabilidade, não é algo que interfere muito, apesar de ser uma possibilidade interessante.

Acabamento deixa a desejar

Com tantos recursos, a expectativa é por um modelo moderno também por fora, com visual que segue a linha premium de TVs da Samsung e até segmentos mais elegantes, como a The Frame. Entretanto, essa foi uma das grandes decepções no teste.

A montagem do televisor foi bastante prática: os pés se fixam via encaixe e podem ficar tanto mais próximos das bordas quanto mais centralizados. Nos dois casos, a TV parece cambalear um pouco, e você demora um pouco a sentir firmeza. De qualquer forma, não houve qualquer problema nesse sentido.

 Yuri Hildebrand/TechTudo Acabamento é ponto fraco da Q7F 2025; pés têm fixação rápida e simples, mas não passam muita confiança — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

Mas, se a ideia for instalar a TV na parede, você pode ter problemas: diferente de outras linhas da Samsung, a nova Q7F parece não ter sido feita pensando em ser uma tela fina: a parte de trás da TV é relativamente grande e vai ficar projetada nesse tipo de instalação. Isso me causou estranheza, já que, em diversos outros testes com modelos da Samsung, sempre percebi TVs com o visual mais premium possível, mesmo em casos intermediários e até de entrada.

A linha Crystal UHD, por exemplo, trazia uma proposta mais funcional que elegante, mas ainda assim entregava certo estilo. A nova Q7F, parte do conceito de Vision AI, fica para trás – isso com o preço seguindo o mesmo padrão.

 Yuri Hildebrand/TechTudo Espessura da Q7F 2025, junto ao acabamento que passa pouca confiança, deixa o design da TV a desejar — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

Afinal, a TV Samsung Vision AI Q7F 2025 vale a pena? Se você não liga muito para a parte estética – e está considerando investir em uma TV com bons recursos –, ela vai funcionar para você. Ainda assim, é importante levar em conta outros modelos da própria Samsung, já que as funcionalidades de IA não são tão indispensáveis assim.

O preço sugerido pela Q7F de 55 polegadas é de R$ 3.699, valor que já caiu para R$ 3.514,05 no próprio site da marca para pagamentos à vista. A diferença não é tanta para modelos de entrada da empresa, como a Q60D, que sai a partir de R$ 2.769 na Amazon, e até a intermediária Q70D, custando ao menos R$ 3.039,05. Ambas são de gerações anteriores, mas trazem Upscaling 4K utilizando IA, mesma tecnologia QLED, recursos de áudio como o Q-Symphony, entre outros recursos – além do design fino que fez falta na Q7F.

Smart TV 55 Samsung 55Q60D

COM GAME PASS

Smart TV Samsung 55” Q60D

Amazon

Casas Bahia

Mercado Livre

Todas as ofertas de Smart TV Samsung 55” Q60D

×

Veja todas as opções com as melhores ofertas nas lojas parceiras.

COM GAME PASS

Smart TV Samsung 55” Q60D

Amazon

R$ 2.799,01

IR À LOJA

COM GAME PASS

Smart TV Samsung 55” Q60D

Casas Bahia

R$ 3.569,40

IR À LOJA

COM GAME PASS

Smart TV Samsung 55” Q60D

Mercado Livre

R$ 2.864,00

IR À LOJA

Smart TV Samsung 55” Q70D

ATÉ 120 HZ

Smart TV Samsung 55” Q70D

Amazon

Casas Bahia

Mercado Livre

Todas as ofertas de Smart TV Samsung 55” Q70D

×

Veja todas as opções com as melhores ofertas nas lojas parceiras.

ATÉ 120 HZ

Smart TV Samsung 55” Q70D

Amazon

R$ 2.956,98

IR À LOJA

ATÉ 120 HZ

Smart TV Samsung 55” Q70D

Casas Bahia

R$ 4.399,00

IR À LOJA

ATÉ 120 HZ

Smart TV Samsung 55” Q70D

Mercado Livre

R$ 3.134,05

IR À LOJA

Você pode considerar ainda modelos um pouco mais caros, mas com proposta mais premium. Por R$ 3.853,05 na Amazon, por exemplo, você pode comprar uma Neo QLED, com painel de Mini LEDs – tecnologia que promete cores mais fiéis e maior profundidade em cenas escuras – de 50 polegadas: a QN90D. Apesar de não ser das mais recentes, também é considerada uma AI TV pela Samsung e vai entregar recursos parecidos.

 Divulgação/Samsung Samsung QN90D tem espessura de apenas 2,7 cm; modelo tem IA e pegada premium, custando pouco a mais que a Q7F 2025 — Foto: Divulgação/Samsung

Já considerando outras marcas, temos a intermediária QNED80, da LG, que também conta com IA para determinados recursos e custa R$ 2.968,20 na Amazon, e a NanoCell NANO80, com as mesmas 55 polegadas e um painel que promete ser mais próximo das QLEDs, saindo a R$ 2.848,10. A TCL também oferece um modelo interessante e até mais barato: a QLED C655, com sistema Google TV e destaque no som, com dois canais de 35 Watts RMS de potência, custando R$ 2.358,85 na Amazon.

Smart TV 55" LG QNED 55QNED80T

QUANTUM DOT

Smart TV 55" LG QNED 55QNED80TSA

Amazon

Todas as ofertas de Smart TV 55" LG QNED 55QNED80TSA

×

Veja todas as opções com as melhores ofertas nas lojas parceiras.

QUANTUM DOT

Smart TV 55" LG QNED 55QNED80TSA

Amazon

R$ 3.060,00

IR À LOJA

Smart TV TV LG 55NANO80TSA 55"

NanoCell

Smart TV TV LG 55NANO80TSA 55"

Mercado Livre

Amazon

Todas as ofertas de Smart TV TV LG 55NANO80TSA 55"

×

Veja todas as opções com as melhores ofertas nas lojas parceiras.

NanoCell

Smart TV TV LG 55NANO80TSA 55"

Mercado Livre

R$ 2.559,90

IR À LOJA

NanoCell

Smart TV TV LG 55NANO80TSA 55"

Amazon

R$ 2.583,05

IR À LOJA

TCL QLED 55C655 55”

DOLBY VISION

Smart TV TCL 55C655 55"

Carrefour

Todas as ofertas de Smart TV TCL 55C655 55"

×

Veja todas as opções com as melhores ofertas nas lojas parceiras.

DOLBY VISION

Smart TV TCL 55C655 55"

Carrefour

R$ 2.479,00

IR À LOJA

Portanto, o conceito Vision AI não me convenceu a ponto de fazer valer o preço mais alto em relação a produtos intermediários da própria marca. Uma TV premium da Samsung com recursos semelhantes e acabamento melhor, por sua vez, justifica pagar cerca de R$ 600 a mais. Se você não quer pagar tanto, há ainda opções de mesmo nível de outras marcas, ou mesmo TVs 4K de entrada com painel QLED que não devem entregar a mesma coisa, mas vão subir o nível frente a um modelo mais antigo, por exemplo. Entre priorizar recursos premium e pagar menos, a Q7F fica no meio do caminho e não define de qual lado está.

 Yuri Hildebrand/TechTudo Samsung TV QLED Q7F 2025 fica no meio do caminho entre um produto intermediário e premium, mas design a aproxima mais de TVs de entrada — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

*O jornalista Victor Bastos viajou a São Paulo a convite da Samsung e testou as funções de controle de gestos e karaokê.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro