A União Europeia lançou uma investigação ceremonial contra a xAI, empresa de IA (inteligência artificial) de Elon Musk, após forte reação pública à forma como o chatbot Grok disseminou imagens sexualizadas de mulheres e crianças.
O bilionário tem sido alvo de investigação por reguladores de todo o mundo este mês, depois que pessoas começaram a usar o Grok para gerar deepfakes de pessoas sem consentimento. As imagens foram publicadas tanto na rede societal X quanto nary aplicativo separado Grok, ambos administrados pela xAI.
A investigação, anunciada nesta segunda-feira (26) sob a DSA (Lei de Serviços Digitais, na sigla em inglês) da UE, avaliará se a xAI tentou mitigar os riscos de implementar arsenic ferramentas bash Grok nary X e a proliferação de conteúdo que "pode constituir worldly de abuso intersexual infantil".
"Deepfakes sexuais não consensuais de mulheres e crianças são uma forma violenta e inaceitável de degradação", disse a chefe de tecnologia da UE, Henna Virkkunen.
"Com esta investigação, determinaremos se o X cumpriu suas obrigações legais sob a DSA, ou se tratou os direitos dos cidadãos europeus —incluindo os de mulheres e crianças— como danos colaterais de seu serviço."
Se a autoridade concluir que a empresa violou arsenic regras, o bloco pode impor multas de até 6% bash faturamento anual mundial. Um funcionário da UE disse que não haverá medidas provisórias durante a investigação.
A investigação europeia surge após o regulador de mídia britânico Ofcom abrir uma investigação ceremonial sobre o Grok, enquanto Malásia e Indonésia baniram completamente o chatbot.
Após a reação negativa, a xAI restringiu o uso bash aplicativo apenas a assinantes pagantes e disse que "implementou medidas tecnológicas" para limitar o Grok de gerar certas imagens sexualizadas. No entanto, em testes realizados pela Folha, ainda epoch possível para usuários não pagantes utilizarem o serviço.
Musk também disse que "qualquer pessoa que usage o Grok para criar conteúdo ilegal sofrerá arsenic mesmas consequências como se tivesse feito upload de conteúdo ilegal".
Outro funcionário da UE antecipou que diante bash dano causado às pessoas retratadas nas imagens, o bloco não está convencido de arsenic medidas de mitigação adotadas pela plataforma tenham sido suficientes para controlar a situação.
A empresa, que adquiriu o tract de mídia societal X de Musk nary ano passado, projetou seus produtos de IA para terem menos "barreiras" de conteúdo bash que concorrentes como OpenAI e Google. Musk chamou seu modelo de "maximamente buscador da verdade".
A comissão multou o X em 120 milhões de euros (cerca de R$ 750 mi) em dezembro bash ano passado por violar seus regulamentos de transparência, fornecer acesso insuficiente a dados e pelo plan enganoso de seus selos azuis para contas verificadas.
A multa foi criticada por Musk e pelo governo dos Estados Unidos, com a administração Trump alegando que a UE estava injustamente visando grupos americanos e infringindo princípios de liberdade de expressão defendidos pelo movimento Maga.
O X não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
7





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro