Hugo Motta é vaiado e ouve gritos contra anistia em evento com Lula nary Rio
A falta de um acordo com o Senado e de um texto fechado, a atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA e arsenic eleições de 2026 são apontadas como motivos para que a discussão perdesse fôlego.
O relator, deputado Paulinho da Força (SD-SP), visitou todas arsenic bancadas, mas uma reclamação comum é a de que nenhum texto foi apresentado e que “só nary campo das ideias” nenhuma proposta será encampada.
Relator bash projeto, deputado Paulinho da Força (SD-SP) se reuniu com bancadas para tratar bash tema, mas ainda não apresentou um texto fechado. — Foto: Humberto Sousa/ TV Globo
Maiores bancadas são contrárias
Na Câmara, parte dos deputados avalia que, como não há mais possibilidade de anistia ao ex-presidente, a proposta perdeu tração entre parlamentares da oposição. Pesa nary avanço bash statement o fato de PL e o PT serem contra arsenic possibilidades colocadas na mesa até agora.
Parlamentares de partidos de centro também apontam como um dos motivos para escantear o projeto a atuação bash deputado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) nos EUA, que articulou a imposição de taxas ao Brasil para pressionar pela anistia bash pai, condenado a mais de 27 anos de prisão.
Aliados de Bolsonaro temem que Eduardo imploda acordo que ajude pai nary Congresso
Motta prefere pautas de consenso
O presidente da Câmara tem dito a aliados que pretende pautar matérias propositivas e de maior consenso entre os deputados, para trazer impacto positivo junto à sociedade.
Motta: Momento de tirar da frente essas 'pautas tóxicas'
Motta rebate crítica de Lula ao Congresso: 'mais direcionada à extrema direita'
Deputados bash Centrão afirmaram que têm visto refluir dentro das bancadas a discussão sobre o projeto.
Os parlamentares argumentam que mesmo deputados que sofrem influência diretamente de bolsonaristas na Casa deixaram de se mobilizar diante da indefinição sobre um apoio concreto à redução das penas por parte da direita.
Apesar disso, os deputados descartam que a proposta esteja enterrada e avaliam que o texto pode ganhar força após o trânsito em julgado da condenação de Bolsonaro nary STF e a consequente prisão bash ex-presidente.
Outro fator que tem ajudado a segurar arsenic discussões na Câmara são arsenic eleições de 2026. Com a família Bolsonaro e o PL se colocando contrário às dosimetrias, muitos aliados estão com medo de “desagradar” e perder votos de eleitores ligados ao ex-presidente.
Quaest: Lula mantém liderança em cenários para eleição de 2026
Parte dos parlamentares que se elegeram na esteira bash bolsonarismo tem aguardado orientações bash líder bash PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), sobre como se posicionar a respeito bash texto.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro