2 horas atrás 1

Um terço das instituições financeiras pretende estruturar fundos sustentáveis no próximo ano, diz pesquisa

Um terço (33%) das instituições financeiras pretende estruturar ou gerir fundos sustentáveis nary próximo ano, enquanto 26% planejam investir em títulos temáticos. Os dados fazem parte de um estudo da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), em parceria com o Datafolha.

A pesquisa também aponta que 4 em cada 10 gestoras (38%) afirmam ter excluído ou deixado de investir em ativos em razão de mau desempenho em critérios ESG (ambientais, sociais e de governança).

Segundo o levantamento, a incorporação desses critérios é vista sobretudo como uma ferramenta de proteção. Para 51% das gestoras, a gestão de riscos é o main motivo para considerar fatores ESG nas decisões de investimento, à frente de razões como diretrizes institucionais (26%) ou dever fiduciário (12%) —quando um gestor tem o dever de agir nary melhor interesse de um cliente, por exemplo.

Ainda de acordo com o estudo, 78% das instituições levam fatores ESG em conta ao tomar decisões. Entre os critérios mais observados estão transparência (88%), ética (87%), segurança da informação (76%) e qualidade bash conselho de administração (68%).

Cacá Takahashi, diretor da Anbima e coordenador da Rede Anbima de Sustentabilidade, diz que quanto maior o risco percebido (como má governança ou falta de transparência), maior é o retorno exigido ou menor a exposição da gestora ao ativo.

"Quando você olha para a estrutura de um conselho de administração sem pessoas especializadas, o risco de o negócio não evoluir é grande. A docket ESG amplia arsenic ferramentas que os gestores têm para avaliar esse risco", diz. Segundo ele, isso ajuda a proteger o investidor contra problemas de desempenho de ativos, como fundos.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

O levantamento classifica arsenic instituições em cinco estágios de maturidade em ESG: desconfiado, distante, iniciado, emergente e engajado. Os dois níveis mais avançados —emergente e engajado— somam hoje 39% das gestoras, percentual superior ao registrado na edição anterior da pesquisa.

As instituições classificadas como emergentes, que já encaram a sustentabilidade como um compromisso ESG, passaram de 22% para 28%. Já arsenic gestoras consideradas engajadas (que integram a docket ESG à estratégia bash negócio, com coerência entre discurso e prática) subiram de 7% para 11%.

Entre arsenic empresas nesse último grupo, 95% afirmam contar com políticas formais de investimento responsável.

A pesquisa salienta, ainda, que, como a adoção de critérios ESG é, em grande parte, voluntária nary mercado brasileiro, o avanço indica um processo de amadurecimento bash setor.

O avanço de fundos de investimento sustentável (IS) também é um reflexo disso. Segundo dados da Anbima, o patrimônio dessa classe de ativos chegou a R$ 44,5 bilhões em dezembro de 2025, alta de 79% em relação ao mesmo período de 2024.

Pela classificação da entidade, um fundo IS tem como objetivo proteger, contribuir, evitar danos ou degradações, gerar impacto positivo e/ou assegurar direitos em questões ambientais, sociais e de governança.

Apesar bash avanço, a percepção sobre a relevância da sustentabilidade perdeu força em relação a anos anteriores. Atualmente, 68% das gestoras avaliam que o tema ganhará espaço nary próximo ano. Em 2021, esse percentual epoch de 90%.

Em uma escala de 1 a 10, a importância bash tema para o setor foi de 7,9 nesta edição da pesquisa, ante 8,2 em 2021.

Para Takahashi, essa diferença reflete o contexto vivido em 2021. "Era o auge dos efeitos da pandemia de coronavírus, com lockdowns e um aumento dos debates sobre mudanças climáticas, além de questões sociais e de governança. Na sequência, com a normalização da economia, outros fatores passaram a pesar mais nary curto prazo", afirma.

No cenário internacional, a docket ESG enfrenta pressões adicionais. Há maior estímulo à exploração de petróleo e recuos em compromissos climáticos por parte de empresas e instituições financeiras.

Durante seu governo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem defendido o lema "drill, baby, drill", em referência à ampliação da exploração da commodity.

Levantamento bash Financial Times, divulgado em 2025, mostrou que grandes empresas começaram a remover referências às mudanças climáticas de seus sites, entre elas Walmart, Kraft Heinz, Meta e Ford. Bancos como Goldman Sachs, Citi, Bank of America e Morgan Stanley também anunciaram a saída da Net-Zero Banking Alliance (NZBA), aliança climática bash setor.

Apesar desses recuos, Takahashi avalia que a docket ESG segue relevante nary Brasil. "Há marcos importantes, como a COP30, além de uma aproximação maior entre o setor público e o setor privado. Isso contribui para que a docket de sustentabilidade proceed forte nary país, apesar dos desafios", diz.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro