6 meses atrás 12

União Europeia considera pausar sua retaliação aos EUA por 90 dias, dizem diplomatas do bloco

A União Europeia decidiu pausar por 90 dias as duas primeiras contramedidas retaliatórias contra os produtos que chegam dos Estados Unidos, afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen nesta quinta-feira (10).

Na quarta (9), os países do bloco aprovaram o primeiro pacote de medidas contra o país norte-americano, incluindo uma tarifa de 25% a ser cobrada sobre US$ 21 bilhões em produtos, em etapas, a partir de 15 de abril.

Os EUA haviam imposto uma tarifa de 20% sobre todas as importações da União Europeia e o bloco foi um alvo frequente de Trump nas últimas semanas.

Os países da União Europeia aprovaram, nesta quarta-feira (9), o primeiro pacote de retaliação contra as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em retaliação, a UE decidiu que serão aplicadas tarifas de 25% sobre uma série de importações dos EUA a partir da próxima terça-feira (15), em etapas.

As importações dos EUA incluem milho, trigo, cevada, arroz, motocicletas, aves, frutas, madeira, roupas e fio dental, de acordo com um documento visto pela Reuters.

Elas totalizaram cerca de 21 bilhões de euros (US$ 23 bilhões) no ano passado.

A comissão da União Europeia já havia destacado, no entanto, que as tarifas retaliatórias podem ser suspensas a qualquer momento caso os EUA concordem com um "resultado negociado justo e equilibrado".

Por enquanto, a ação da UE é uma resposta específica às tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio. O bloco ainda está avaliando como responder às tarifas sobre automóveis e outras questões mais amplas.

Donald Trump anuncia tarifas sobre produtos importados pelos Estados Unidos

Donald Trump anuncia tarifas sobre produtos importados pelos Estados Unidos

*Com informações das agências Reuters

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro