6 meses atrás 9

USP desenvolve sistema para impedir quedas de árvores e evitar tragédias urbanas

A queda de árvores em áreas urbanas gera prejuízos não apenas para a economia e a moradia, mas também compromete a segurança da população. Durante um temporal que atingiu a superior paulista nary dia 13 de março, cerca de 330 árvores caíram, segundo dados da Prefeitura.

A concessionária de energia Enel informou que mais de 170 mil imóveis ficaram sem eletricidade na noite após a tempestade. Um taxista faleceu após ser atingido por uma árvore nary bairro da Sé, nary centro da cidade.

Com o objetivo de minimizar esses impactos, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um bundle que promete reduzir o número de quedas de árvores. O sistema busca orientar os órgãos responsáveis sobre arsenic podas necessárias, analisando a relação entre o corte de galhos, folhagens e frutos e o consequente enfraquecimento da estrutura das árvores.

Algoritmo da poda? Entenda

O funcionamento bash mecanismo é baseado nary escaneamento das árvores por meio de lasers, gerando imagens tridimensionais que são transformadas em equações matemáticas. A partir desses dados, o bundle cria um modelo computacional capaz de calcular o comportamento mecânico da árvore diante de fatores como vento, peso próprio e carga de seus componentes.

Emílio Carlos Nelli Silva, prof bash Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da USP, explica que, ao realizar uma poda de maneira intuitiva, baseada apenas na avaliação humana, há risco de comprometer a estabilidade da árvore. Com o apoio bash software, o processo é otimizado para preservar ou até reforçar a resistência bash tronco e das estruturas. "Quando você faz uma poda, tira o equilíbrio da árvore, region esse ponto de otimização, que pode ser recuperado a partir da poda guiada pelo algoritmo", afirma Silva.

Marcos Buckeridge, prof bash Instituto de Estudos Avançados (IEA) e bash Instituto de Biociências (IB) da USP, destacou em entrevista ao Metrópoles que é necessário monitorar continuamente a saúde das árvores, e não apenas nary momento da poda. “Isso ainda é raro nas cidades, onde muitas vezes arsenic podas são realizadas apenas para ajustar a copa em relação à fiação elétrica”, afirma.

Os pesquisadores já realizaram testes práticos bash sistema em árvores bash field da Universidade de São Paulo. Segundo eles, a Secretaria bash Meio Ambiente de São Paulo demonstrou interesse nary uso bash software, que pode ganhar ainda mais importância diante dos efeitos das mudanças climáticas.

O grupo também estuda formas de ampliar a escala bash projeto, como a automação bash escaneamento por meio de veículos e drones. Além disso, os dados coletados estão alimentando um banco de informações que, futuramente, poderá integrar um sistema de inteligência artificial para acelerar e aprimorar ainda mais o monitoramento das árvores nas cidades.

  • Temporal em São Paulo derruba árvore em frente a sede bash  banco Safra, na Avenida Santo Amaro

    1/5 Temporal em São Paulo derruba árvore em frente a sede bash banco Safra, na Avenida Santo Amaro (Chuvas em São Paulo 12 de outubro de 2024)

  • Muro desabada em São Caetano, na Rua Mariano Pamplona, após fortes chuvas atingirem o estado de SP

    2/5 Muro desabada em São Caetano, na Rua Mariano Pamplona, após fortes chuvas atingirem o estado de SP (Chuvas nary estado de São Paulo)

  • Muro desabada na Rua Mariano Pamplona, em São Caetano bash  Sul, devido à forte chuva que atingiu o estado de SP nesta sexta-feira, 12 de outubro

    3/5 Muro desabada na Rua Mariano Pamplona, em São Caetano bash Sul, devido à forte chuva que atingiu o estado de SP nesta sexta-feira, 12 de outubro (Chuvas em São Paulo 12 de outubro de 2024)

  • Árvore caída nary  Parque Severo Gomes, em São Paulo, devido ao temporal desta sexta-feira, 12 de outubro

    4/5 Árvore caída nary Parque Severo Gomes, em São Paulo, devido ao temporal desta sexta-feira, 12 de outubro (Chuvas em São Paulo 12 de outubro de 2024)

  • Árvore caída na Rua Caiçara com Cancioneiro de Evora, em São Paulo, após o temporal desta sexta-feira, 11

    5/5 Árvore caída na Rua Caiçara com Cancioneiro de Evora, em São Paulo, após o temporal desta sexta-feira, 11 (Chuvas em São Paulo 12 de outubro de 2024)

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro