Os aparelhos de TV Box são ótimas alternativas para quem tem uma smart TV com sistema operacional limitado, ou até mesmo para quem quer passar a utilizar recursos inteligentes em uma TV ou monitor convencional - sem conexão com a internet. No Brasil, você encontra diversas opções de marcas famosas, como Amazon, Apple, Google, Xiaomi e outras, que por sua vez são equipadas com diferentes opções de sistemas operacionais, como Google TV, Android TV, tvOS, Fire OS entre outros.
Mas antes de aproveitar a Black Friday para adquirir uma nova TV Box, existem alguns pontos fundamentais a se observar para que você tenha uma melhor experiência com o dispositivo. Pensando nisso, o TechTudo apresenta a seguir um guia que vai te ajudar a encontrar o modelo mais adequado para o seu tipo de uso e para você fazer uma compra mais inteligente. Veja o que observar e o que evitar na hora de escolher.
Review da Apple TV 4K — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo 1. Veja se é homologada pela Anatel
É muito importante que você procure por soluções que contam com a certificação da Anatel, o que vai garantir que o aparelho foi certificado para funcionar corretamente no Brasil, prevenindo interferências com outros dispositivos e até mesmo por questões de segurança.
Alguns modelos alternativos, que não são certificados (também chamados de piratas ou ilegais), podem comprometer a segurança de sua rede Wi-Fi e os seus dados. Assim, alguns vendedores maliciosos podem utilizar os equipamentos não certificados para acessar suas informações e roubar dados dos usuários que estejam na mesma rede.
Por isso, é fundamental observar se o dispositivo escolhido é um dos modelos certificados pela agencia de telecomunicações brasileira, o que tende a fazer com que você tenha mais segurança e até mesmo para evitar que o funcionamento do aparelho seja bloqueado. Nesse caso a melhor dica é: observe atentamente o anúncio, busque pelo número de homologação e pesquise pelo modelo em outros sites.
Anatel é o principal órgão fiscalizador das TV Box piratas — Foto: Reprodução/Anatel 2. Verifique o sistema operacional
A sua experiência pode variar bastante de acordo com o sistema operacional oferecido pela TV Box, então, antes de definir sua compra, é importante que você conheça mais informações do sistema e veja se o mesmo atende suas expectativas. A decisão é importante principalmente se você já está habituado com o funcionamento de um tipo de sistema, ou se não consegue se adaptar a outro.
Atualmente, o Android é um dos sistemas mais difundidos em dispositivos de TV Box, seja em sua versão padrão ou em soluções como o Fire TV OS, da Amazon, que nada mais é do que uma versão modificada do Android. Entre outras características, a versão alterada não dá acesso ao repositório de apps oficial do sistema, a Google Play Store, oferecendo uma loja de aplicações própria. Normalmente, quem opta pelo Android ou Google TV está interessado na versatilidade do sistema, que está presente em soluções como Chromecast (com Google TV), Mi TV Stick e outros.
Já o tvOS é o sistema presente em soluções da Apple, tendo integração com os demais serviços da maçã, sendo assim uma solução interessante para quem tem um iPhone, iPad ou MacBook. O mercado ainda oferece soluções como o Roku TV, que é um sistema leve, mais simples e presente em dispositivos da Roku, que se destacam principalmente pelo seu apelo para o custo-benefício.
Google TV é uma das opções mais versáteis de sistema operacional para TVs e TV Box — Foto: Divulgação/Google 3. Observe se tem memória suficiente para você
Assim como podemos observar em smartphones, tablets e outros dispositivos que contam com sistema operacional, o volume de RAM (memória) pode influenciar na sua experiência com o equipamento.
Em média, os modelos de TV Boxes oferecem algo em torno de 1GB de RAM, o que tende a fazer com que os sistemas mais comuns como Android já ofereçam uma boa experiência. Mas se você pretende utilizar aplicações mais alternativas, ou mesmo jogos, passa a ser fundamental considerar as soluções que tragam mais memória, tendo alguns modelos que já são equipados com 2GB.
Quando falamos em armazenamento, o que algumas pessoas também podem chamar de memória, devemos considerar que a maior parte dos modelos oferece algo em torno de 8GB de espaço para seus arquivos, apps e sistema. Algumas soluções ainda permitem adicionar unidades USB ou mesmo cartões microSD para expandir o armazenamento. Porém, é importante entender que alguns sistemas operacionais não permitem que aplicações sejam instaladas em soluções de armazenamento adicionais, deixando o espaço extra apenas para arquivos.
TV Box costuma ter processador simples e apenas 1 GB de memória RAM — Foto: Reprodução/Gearbest 4. Confira a qualidade máxima da imagem
Se você não abre mão de qualidade de imagem, vale ficar atento para a resolução e recursos que os dispositivos de TV Box podem oferecer, levando em consideração também a resolução do display que você vai utilizar. A TV Box não consegue melhorar a imagem do seu display, apenas chegar ao limite máximo dele.
A maior parte dos modelos disponíveis no mercado entrega resolução de 1080p (Full HD) com taxa de atualização de até 60Hz. Alguns modelos mais avançados já permitem utilização de resolução 4K com suporte a recursos como HDR, para aprimorar a qualidade de cores e contraste das imagens, mas claro, vai exigir compatibilidade por parte da tela utilizada.
Fire TV Stick 4K tem formato compacto e faz streaming em Ultra HD — Foto: Divulgação/Amazon 5. Fique atento para as portas de entrada e de saída
Em geral, a conexão de um TV Box é feita por meio de uma porta HDMI, o que garante uma ampla compatibilidade para os equipamentos. Mas além disso, alguns modelos ainda contam com entradas USB e saídas de áudio de alto desempenho, o que tende a agradar a um público mais exigente.
No mais, boa parte dos equipamentos ainda contam com conectividade Bluetooth, o que não só vai permitir que você utilize acessórios sem fios como fones, teclados e controles, mas também pode garantir compatibilidade com sistemas de som sem fios, como uma soundbar por exemplo. Por isso é tão importante observar as portas, já que elas vão ajudar (ou atrapalhar) no seu uso em conjunto com outros dispositivos.
Aquario Smart TV Box Plus STV-3000 — Foto: Reprodução/Mercado Livre 6. Use comparadores e histórico de preço
Em muitos casos é comum que lojas usem a Black Friday para oferecer ofertas que não são de fato interessantes, principalmente com a prática de alguns vendedores que aumentam o preço dos produtos nas vésperas do evento, a fim de enganar os consumidores. É o famoso "metade do dobro".
Por isso, é interessante pesquisar o histórico de preço dos produtos para entender se de fato o valor oferecido na Black Friday faz sentido, e também para encontrar oportunidades que possam fazer com que você economize ainda mais. Você também pode acompanhar as melhores ofertas da Black Friday com o evento ao vivo Esquenta do TechTudo.
Semana da Black Friday Ao Vivo com as melhores ofertas de lojas confiáveis você vê no TechTudo — Foto: Arte/TechTudo 7. Veja a reputação da loja e do vendedor
É sempre bom desconfiar de ofertas muito agressivas, com preços muito abaixo do convencional e também vendedores que não são tão conhecidos. Para ter algum direcionamento na hora de verificar a procedência de uma loja online, pode ser interessante consultar ferramentas e serviços como o Reclame Aqui, que apresenta de forma simples a reputação de um grande número de lojas e serviços online.
A Fundação Procon também pode oferecer informações valiosas na hora de encontrar uma loja confiável ou não. Desse modo, ficar atento a listas e alertas que o serviço de proteção ao consumidor apresenta também vai te ajudar a fazer uma compra mais segura durante a Black Friday.
Detector de Site Confiável é o verificador de links do Reclame Aqui — Foto: Reprodução/Reclame Aqui Assista no vídeo abaixo: TOP 5 categorias tech com descontos na BLACK FRIDAY!
TOP 5 categorias tech com descontos na BLACK FRIDAY!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/R/R/CnIpBsR52EYAAiyDTPyg/marca-dagua-2-8-.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/F/6/k1mgN9RGWqNGg0Wroexw/hisense-titanium-wd13x.webp)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/8/v/firQLXRBKqaLqe4Z2BcA/techtudo-175-m.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro