9 meses atrás 19

Vai viajar no feriadão? Veja como economizar luz mesmo fora de casa

Para quem gosta de viajar, abril costuma ser um dos meses mais aguardados do ano. Afinal, a sequência de feriados, dependendo da região do Brasil, pode render até uma semana de folga. Tudo começa no dia 18, com a celebração da Sexta-feira da Paixão, passa pelo fim de semana da Páscoa (19 e 20) e termina na segunda-feira, 21 de abril, Dia de Tiradentes. No Rio de Janeiro, o descanso pode ser ainda maior: no dia 23 de abril, quarta-feira, é celebrado o Dia de São Jorge, feriado estadual.

Com tantos dias de folga, milhões de brasileiros planejam ficar fora de casa. Mas, antes de sair, além de arrumar as malas, checar o consumo de energia de aparelhos também é uma tarefa importante. Até porque, deixar equipamentos ligados sem necessidade pode gerar um susto na conta de luz ao retornar. Para evitar esse cenário, o TechTudo preparou um guia com dicas simples para "desligar" sua residência e garantir uma economia significativa de luz durante o feriadão. Confira!

Vai viajar no feriado dessa semana? Veja o que fazer com aparelhos antes de sair de casa para poder economizar ainda mais na conta de luz — Foto: FreePik Vai viajar no feriado dessa semana? Veja o que fazer com aparelhos antes de sair de casa para poder economizar ainda mais na conta de luz — Foto: FreePik

Viajou? Saiba como “desligar” sua casa e reduzir a conta de luz

Com a chegada dos feriados de Semana Santa, Tiradentes e São Jorge, milhares de brasileiros vão aproveitar os dias de folga para descansar e conhecer novos destinos. Mas, mesmo estando fora de casa, o medidor de luz continua girando, e evitar desperdícios é uma boa maneira de não ter surpresas desagradáveis com a conta de luz. Veja, a seguir, uma lista com orientações práticas para manter o consumo de energia sob controle e poder curtir o feriadão com tranquilidade.

  1. Desligue os aparelhos na tomada
  2. Desligue o modem/roteador de internet e o decodificador de TV
  3. Verifique as instalações elétricas
  4. Ajuste a temperatura da geladeira antes de sair
  5. Cancele ou pause temporariamente rotinas de automação residencial
  6. Não esqueça de fechar o registro de água e gás

1. Desligue os aparelhos na tomada

Aparelhos como cafeteiras, air fryer, grill e fornos elétricos, também devem ser desplugados. Afinal, além da economia de energia, há também a questão da segurança, já que esses eletrodomésticos possuem resistência elétrica e, se por algum descuido permanecerem em funcionamento, podem superaquecer e provocar até mesmo um incêndio.

Se possível, avalie também a opção de desligar o relógio de energia antes de viajar. Nesse caso, além de zerar o consumo, a medida ainda protege os eletrodomésticos de eventuais quedas ou picos de energia durante a ausência.

 Elson de Souza/TechTudo Antes de sair de casa desligue todos os aparelhos na tomada — Foto: Elson de Souza/TechTudo

2. Desligue o modem/roteador de internet e o decodificador de TV

Modem, roteador, decodificador e conversor de TV digital também estão na lista de aparelhos com "consumo fantasma". Poucas pessoas se lembram, mas, mesmo fora de uso, esses dispositivos continuam ligados, consumindo energia e, em alguns casos, até gerando calor.

Embora o gasto individual pareça pequeno, ele se torna significativo quando a casa fica vazia por dias. Logo, desligar e desconectar esses dispositivos da tomada durante a viagem pode resultar em uma economia de até 5 kWh em uma semana.

 Lucas Mendes/TechTudo Roteador e modem de internet também consome energia e deve ser desligado ao viajar — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

3. Verifique as instalações elétricas

Antes de sair de casa e partir para a viagem, faça uma inspeção rápida nas instalações elétricas. Verifique, por exemplo, se há fios desencapados, tomadas sobrecarregadas ou qualquer outro sinal de problema.

Além disso, extensões, benjamins e ‘Ts’ devem ser desconectados das tomadas. Se perceber algum problema, o ideal é procurar um eletricista para realizar os reparos necessários antes da viagem. Caso isso não seja possível, a alternativa é desligar a chave geral de energia. Afinal, um curto-circuito ou sobrecarga de energia durante sua ausência pode ser perigoso e causar grandes prejuízos.

Além disso, não se esqueça de apagar as luzes ou, se necessário, programar sensores ou sistemas de automação para ligar a iluminação apenas no horário noturno, evitando o desperdício.

 FreePik Problemas em instalações elétrica devem ser resolvidos antes da viagem — Foto: FreePik

4. Ajuste a temperatura da geladeira antes de sair

A geladeira é um dos poucos eletrodomésticos que não podem ser desligados completamente, mas é possível tornar seu funcionamento mais eficiente durante a ausência. Se o período fora de casa for curto, o ideal é evitar deixá-la cheia e ajustar a temperatura para entre 2 °C e 5 °C. Essa simples mudança pode reduzir o esforço do motor e, consequentemente, o consumo de energia. Além disso, verifique a borracha da porta da geladeira: se houver algum problema, além de aumentar o consumo de energia, pode haver perdas de alimentos perecíveis.

Agora, se o período de ausência for superior a uma semana, talvez seja mais vantajoso esvaziar a geladeira durante a viagem. Afinal, a validade de laticínios e produtos in natura é geralmente inferior a uma semana, e, como não haverá ninguém na casa, ao retornar, grande parte dos alimentos pode já estar imprópria para o consumo. Quanto ao freezer, o procedimento é semelhante.

 Valdenir Daniel Cavalheiro/Governo do Paraná Ajustar a temperatura da geladeira ajuda a economizar energia — Foto: Valdenir Daniel Cavalheiro/Governo do Paraná

5. Cancele ou pause temporariamente rotinas de automação residencial

Atualmente, muitas casas têm sistemas de automação, que vão desde sensores de luz até controle de temperatura, irrigação e até assistentes virtuais. Durante um feriado prolongado, é muito importante revisar e, se necessário, ajustar as rotinas programadas. Isso inclui reprogramar as luzes, desligar o ar-condicionado, desativar os assistentes virtuais e qualquer outro aparelho que não precise funcionar sem ninguém em casa.

 WEG/Divulgação Sistemas de automação residencial devem ser ajustados em períodos de ausências prolongadas — Foto: WEG/Divulgação

6. Não esqueça de fechar o registro de água e gás

Embora essa dica não tenha relação direta com o consumo de energia elétrica, ela também não pode ser negligenciada. Antes de sair para o feriadão, também não esqueça de fechar os registros de água e gás. Vazamentos de água, por exemplo, podem gerar prejuízos financeiros e causar danos estruturais significativos. O mesmo acontece com o gás, seja ele de botijão ou encanado. Além do forte impacto no bolso, um escape acidental pode comprometer a segurança do imóvel, trazendo riscos de explosão ou intoxicação.

 AA Gás/Divulgação É sempre importante verificar o registro do gás antes de sair para uma viagem — Foto: AA Gás/Divulgação

* Com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, ENEL, IDEC (Instituto de Defesa dos Consumidores).

Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro