
O volume de vendas do varejo cresceu 0,2% em agosto na comparação com julho, na primeira alta mensal desde março, mostram dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (15). Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, o comércio cresceu 0,4%, na quinta variação positiva seguida.
O que aconteceu
Comércio varejista retoma trajetória positiva. Após recuar quatro meses seguidos na base de comparação mensal, o comércio varejista voltou a apresentar desempenho positivo em agosto. As taxas positivas nessa base de comparação foram registradas em cinco dos oito setores pesquisados: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (4,9%), tecidos, vestuário e calçados (1%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%), móveis e eletrodomésticos (0,4%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%).
Três setores tiveram retração. Na comparação de agosto contra julho, as taxas negativas ficaram por conta de livros, jornais, revistas e papelaria (-2,1%), combustíveis e lubrificantes (-0,6%), além de outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,5%).
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro