Últimas Notícias
Bolsas da Europa fecham em alta, diante da ausência de escalada nas tensões no Oriente Médio
Publicado 16.10.2023 13:41
Veículo de imprensa é acusado de manipulação de mercado após falso rumor de ETF de Bitcoin
Blockmarket - Na manhã desta segunda-feira (16), o (BTC) atingiu rapidamente o valor de $30.000,00 (cerca de R$150.000,00), após um forte rumor relacionado a aprovação do ETF de Bitcoin da BlackRock (NYSE:) nos Estados Unidos.A informação foi divulgada pela CoinTelegraph, veículo de imprensa especializado em criptoativos, e dava conta de que o ETF iShares Bitcoin Trust da BlackRock havia sido aprovado pela SEC nesta segunda-feira.
A Blackrock logo em seguida negou a informação, e a SEC não confirmou a notícia nesta manhã. Mas um clima de extase já havia sido instalado, e com a notícia, o preço do Bitcoin teve uma valorização de aproximadamente 6% em poucos minutos após a Fake News.Após o mal entendido, a CoinTelegraph divulgou um Tweet se desculpando e informou que irá investigar o caso e punir os responsáveis pela fake News.
We apologize for a tweet that led to the dissemination of inaccurate information regarding the Blackrock Bitcoin ETF. An internal investigation is currently underway. We are committed to transparency and will share the findings of the investigation with the public once it is…— Cointelegraph (@Cointelegraph) October 16, 2023
Mas isso não foi o suficiente para acalmar os ânimos dos usuários. No X (Twitter) centenas de usuários mostraram indignação com o fato, acusando o veículo de notícias de “manipulação de mercado”. A movimentação da criptomoeda nesta manhã liquidou milhares de posições em Short, que apostavam na queda do ativo. Alguns usuários relatam que foram liquidados em até $1 milhão de dólares em suas posições, e cobram do veículo um ressarcimento, algo pouco provável de acontecer.
You should be charged with illegal activities.There's no way this was accidental.— Toni Ghinea (@ToniGhinea) October 16, 2023
Fake news no mercado de criptomoedas Esta não é a primeira vez que as fake news movimentam o mercado cripto. Em 2021, um comunicado de imprensa falso que anunciava uma parceria entre a criptomoeda e a rede de supermercados Walmart (NYSE:), fez o preço da LTC disparar quase 35%.A notícia falsa se disseminou rapidamente, sendo replicada até pelo Twitter oficial da Litecoin, que logo apagou o tweet assim que um porta-voz do Walmart desmentiu a informação. No entanto, esse breve período foi o bastante para impulsionar o preço do LTC no mercado.
O conteúdo Veículo de imprensa é acusado de manipulação de mercado após falso rumor de ETF de Bitcoin aparece primeiro em Blockmarket.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro