3 meses atrás 22

Veja os prompts que farão seu currículo chegar aos olhos dos recrutadores

Conseguir uma vaga de emprego pode ser difícil para muitos candidatos com dificuldades de serem encontrados pelo ATS (Applicant Tracking System, ou Sistema de Rastreamento de Candidatos), recurso contratado por diversas empresas para analisar e filtrar currículos automaticamente e gerenciar todo o processo da candidatura. Com a ajuda da inteligência artificial, é possível driblar os padrões desse tipo de software com a aplicação de prompts estratégicos. A seguir, veja o que é ATS e como utilizar a IA para turbinar o seu currículo.

 Reprodução/Freepik/tonodiaz IA no currículo: veja os prompts para chamar a atenção dos recrutadores — Foto: Reprodução/Freepik/tonodiaz

O que é ATS e por que ele reprova currículos?

Como funciona o ATS e porque muitos currículos são reprovados? Confira no TechTudo — Foto: Reprodução/Freepik Como funciona o ATS e porque muitos currículos são reprovados? Confira no TechTudo — Foto: Reprodução/Freepik

O ATS (Applicant Tracking System, ou Sistema de Rastreamento de Candidatos) é um software de rastreamento de dados utilizado por diversos recrutadores para otimizar os processos seletivos nas empresas. O sistema operacional é responsável por filtrar e gerenciar o perfil dos possíveis candidatos. Essa ferramenta é encontrada em diversas categorias, desde um simples banco de dados até um conjunto de soluções complexas para analisar currículos.

O recurso funciona como um funil em que os candidatos que não atendem os critérios pré-definidos são rejeitados automaticamente, antes que um humano faça uma análise manual do perfil. Essa dinâmica é baseada em diversos fatores definidos pela empresa, entre eles está a base de palavras-chave definida pelos recrutadores.

Segundo o pesquisador do Instituto Stanford de Inteligência Artificial Centrada no Humano, Hong Qu, o ATS permite que as empresas economizem tempo e dinheiro. Mas o sistema pode ser uma desvantagem quando o algoritmo, por suas limitações, elimina potenciais candidatos e desenvolve preconceitos de raça, gênero ou idade, baseados na repetição de padrões.

5 prompts para tornar o currículo amigável para ATS

1. Extrair palavras-chave da vaga

Esse é um dos primeiros pontos para se atentar na inscrição online de uma vaga. Como o ATS filtra currículos, baseado em palavras-chave incluídas na descrição da vaga, vale pedir ajudar ao seu chatbot de IA preferido para encontrar os principais termos e incluir no currículo. Segue um exemplo de prompt: "Analise a descrição desta vaga [colar descrição] e liste as 15 palavras-chave mais importantes para que meu currículo seja aprovado por sistemas ATS."

2. Adaptar experiências com foco em keywords

Em seguida, com base nos termos encontrados, peça ao chatbot para atualizar a sua lista de experiências com as keywords relacionadas ao cargo desejado. Veja o exemplo de prompt: "Reescreva minhas experiências abaixo para incluir palavras-chave da vaga de [nome do cargo] sem perder a naturalidade. Informações: [colar experiências]."

3. Revisar formato ATS-friendly

Para ter um currículo aprovado pelo ATS, é necessário deixar a criatividade de lado e adotar o simples. O formato padrão - sem colunas, imagens, gráficos ou tabelas - é o recomendável. Peça ao chatbot para analisar o design do seu currículo e listar as mudanças que precisam ser feitas para tornar o arquivo ATS-friendly. Segue o exemplo de prompt: "Revise meu currículo e sugira ajustes de formatação para que seja lido corretamente por ATS (sem tabelas, colunas ou elementos gráficos). Aqui está o texto: [colar currículo]."

4. Criar versões específicas por vaga

Mesmo que a procura seja por um mesmo cargo, as empresas podem adaptar o ATS com diferentes padrões para filtrar currículos. Por isso, é importante ter diversas versões do arquivo para cada descrição das vagas. Segue o exemplo de prompt: "Monte uma versão do meu currículo adaptada para esta vaga [colar descrição], usando palavras-chave relevantes e destacando minhas conquistas alinhadas às exigências."

5. Checagem de compatibilidade por vaga

Após personalizar o currículo com as palavras-chave e formatar para o design simples, peça ao chatbot para conferir se o arquivo é compatível com a vaga. Segue o exemplo de prompt :"Avalie meu currículo abaixo e me diga se ele passaria por um sistema ATS para a vaga de [cargo]. Se não, sugira melhorias."

Cuidados ao usar IA no currículo

É possível usar a inteligência artificial como ferramenta de apoio, mas é importante não perder o jeito humanizado de redigir um currículo, pois cada candidato conhece suas experiências e conquistas reais. Por isso, tome cuidados, como verificar se as informações alteradas no arquivo são verídicas e se a ortografia está correta. Não aplique as palavras-chave de forma exagerada porque isso torna o texto genérico e faz com que ele não seja visto pelo sistema de ATS. É possível criar um currículo estratégico para ATS, mas é necessário que a ética seja mantida.

Veja também: Dicas do que NUNCA fazer em uma entrevista de emprego

Dicas do que NUNCA fazer em uma entrevista de emprego

Dicas do que NUNCA fazer em uma entrevista de emprego

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro