1 ano atrás 36

Venda de veículos em outubro tem melhor desempenho do ano no RS e Brasil

O varejo de veículos no Rio Grande do Sul teve reação em outubro e registrou o maior número de unidades vendidas no ano, com emplacamento de 15,3 mil unidades entre todos os segmentos, de carros a implementos rodoviários. A alta foi de 8,7% em relação a setembro, informou nesta segunda-feira (6) o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado (Sincodiv/Fenabrave-RS). O sindicato observa que a demanda de locadoras puxou o fluxo positivo.

LEIA MAIS: Vendas de veículos em setembro caem 7,9% no Rio Grande do Sul

O mercado gaúcho ficou em linha com o nacional, que também teve o melhor mês em outubro, somando 375,1 mil unidades emplacadas. No Brasil, o aumento foi de 6,8%. No acumulado do ano, o setor gaúcho soma 134 mil unidades, avanço de 11,8% frente ao mesmo período de 2022. Ante outubro do ano passado, o varejo gaúcho registra alta de 11,2%. As varejistas gaúchas ficaram em sétimo lugar em volume de emplacamentos em outubro no mercado nacional.

No cenário nacional, o ano alcançou comercialização de 3,3 milhões de veículos, ante 2,9 milhões no mesmo período de 2022, avanço de 13,1%. Sobre outubro do ano passado, a alta é de 18,4%. 

O setor de automóveis, um dos mais penalizados desde a pandemia e ainda com a aceleração de preços, ostentou o segundo melhor mês de 2023, perdendo para julho, que teve impacto do programa federal de descontos, com abatimento de tributação, para modelos chamados de populares.

No Estado, foram vendidas 7,4 mil unidades, 9,9% acima de setembro. Em julho, haviam sido emplacados 8,2 mil carros. No ano, as revendedoras registram elevação de 14,8% na comercialização. Frente a outubro de 2022, a alta é de 12,2%.

No País, foram 163,1 mil unidades, quase 12% acima do mês anterior, e segundo no ano em vendas. Julho, com 176,7 mil carros vendidos, teve o melhor saldo do ano. Até outubro, foram 1,37 milhão de unidades, avanço de 9,4% em relação aos 10 primeiros meses de 2022 e 19,1% acima de outubro do ano passado. Automóveis e comerciais leves tiveram aumento de 9,2%, somando 10,1 mil unidades vendidas em outubro. No ano, os dois segmentos avançaram junto 18,2%.

O Sincodiv/Fenabrave-RS destaca que o setor de caminhões teve o maior crescimento percentual em outubro, com alta de 16,8% em relação a setembro, mas no ano cai mais de 22,8%. Em relação a outubro de 2022, o recuo é de 8,9%. A entidade atribui o desempenho ao "impacto da falta de crédito e das taxas de juros não subsidiadas. Além disso, defasagem dos valores do frete frente à alta dos caminhões também limita as aquisições.

O comércio de ônibus fechou o mês passado com queda de 16,8% em relação a setembro, mas tem alta de 20,6% no ano.

"Embora o mercado tenha reagido positivamente, isto se deve, em grande parte às vendas para pessoas jurídicas que, neste último mês, superaram as vendas para pessoas físicas, registrando uma forte presença das grandes locadoras de veículos nas vendas diretas de fábrica", pondera, em nota, o presidente das entidades, Paulo Siqueira.

O dirigente aponta corte da taxa de juro Selic, que já teve duas reduções desde setembro, a mais recente de 12,75% para 12,25% ao ano foi na semana passada, ajudam a criar condições para manter o nível das vendas no setor. "Muitas marcas optam por lançar novos modelos e atualizações nos últimos meses do ano, promovendo promoções antecipadas nos estoques das concessionárias", completa Siqueira, na nota.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro