1 semana atrás 2

Veo 3 x Sora 2: testamos as duas IAs de vídeo realista; veja o resultado

O Sora 2 gerou um vídeo de um jogador com a cara de Maradona. Ele dribla adversários vestindo a camisa da Argentina e até comemora o gol —apesar de a bola não entrar. Já o Veo 3 recusou o pedido, citando restrições para uso de imagens de pessoas reais.

Ele não deixou porque não cria vídeos com imagens de pessoas reais -ou tenta evitar, né? (...) Então qual foi a nossa saída? Tentar descrever o Maradona de uma forma que parecesse o Maradona, mas sem citar o Maradona.
Diogo Cortiz

Não deu certo, porque a descrição também era a de outro ídolo argentino, Lionel Messi.

Durante os testes, os apresentadores discutiram os riscos do uso das geradoras de vídeo com IA. Helton lembrou que o Sora 2 foi usado para criar vídeos racistas de Martin Luther King, só removidos após pressão da família. Casos como o do ator Bryan Cranston, o Walter White de "Breaking Bad", expuseram ainda a ausência de autorização prévia para uso da imagem de figuras públicas. Os apresentadores destacam que as empresas ainda não explicam por que não pedem permissão antes de gerar esse tipo de conteúdo.

O ponto é que o que foi feito com ele pode ser feito com várias outras personalidades, porque ela [OpenAI] fez o contrário. Em vez de pedir autorização para as pessoas de modo a poder retratar as imagens delas, ela simplesmente deixou os usuários retratarem essas figuras históricas e, assim que alguém se sentir ofendido, ela começa a tirar aos poucos. Vai dar muito trabalho, hein
Helton Simões Gomes

Diogo comenta ainda que o Sora virou febre justamente por permitir que qualquer um se coloque em situações diversas, mas alertou para as consequências indesejadas, principalmente para figuras públicas. O modelo de "libera tudo e depois remove" pode criar uma dor de cabeça jurídica e ética para as empresas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro