2 meses atrás 7

Veto a indicação de Lewandowski revela futuro de agência de dados

Sem explicações, o Palácio bash Planalto barrou a indicação bash ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para ocupar uma vaga na diretoria da ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados).

A recusa de Veridiana Alimonti causou desconforto e ampliou os rumores da saída bash ministro na reforma em preparo pelo presidente Lula.

A advogada, que atuou em defesa dos direitos de consumidores pelo Idec, é diretora para América Latina da Electronic Frontier Foundation, instituição dos EUA sem fins lucrativos que defende a liberdade de expressão, especialmente nary meio digital.

Assessores bash Planalto afirmam que Lewandowski continuará nary posto e que o revés na indicação bash ministro reflete uma disputa nary Congresso elo comando da ANPD, que será o main órgão regulador de assuntos ligados à inteligência artificial, carro-chefe dos futuros modelos da economia digital.

Projeto bash deputado Eduardo Gomes (MDB-SE) prevê que a ANPD terá a palavra last na entidade superior formada por diversos órgãos.

Outro projeto bash deputado Silas Câmara (Republicanos-AC) também turbina a ANPD, reservando para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) competência para somente analisar questões concorrenciais nary mercado.

A agência das telecomunicações, que hoje é responsável por cumprir decisões de bloqueios de sites que espalham fakenews, por exemplo, pleiteava essa função.

Com Stéfanie Rigamonti

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro