6 meses atrás 7

VÍDEO: Com ventos de até 80 km/h, aviões 'dançam' e pilotos usam técnica 'caranguejo' para pousar no Reino Unido

Os aviões que se aproximaram do aeroporto chegavam a "dançar" em meio a rajadas de ventos cruzados que chegaram a até 80 km/h. Um vídeo registrou o pouso de quatro aeronaves de diferentes tipos, em que os pilotos precisaram lutar para controlar suas aeronaves e utilizar a técnica para pousar. (Veja no vídeo acima)

O "pouso-caranguejo" é empregado quando há ventos fortes na pista do aeroporto, que não permitem um alinhamento perfeito da aeronave com a pista no momento do pouso. Leia mais abaixo sobre a técnica.

No vídeo, o avião azul e branco da companhia Blue Islands, com hélices, vindo de Jersey, foi sacudido por ventos de 80 km/h e chegou a inclinar bruscamente em direção à pista no último momento, antes que os pilotos habilidosos recuperassem o controle e realizassem um pouso seguro.

Com avião 'dançando' em meio a ventos de 80 km/h, piloto usa técnica 'caranguejo' para pousar no Aeroporto de Birmingham, no Reino Unido, em 16 de abril de 2025. — Foto: Newsflare via Reuters

Outros voos também enfrentaram dificuldades devido aos ventos. Um avião branco e amarelo da Vueling, vindo de Barcelona, tocou a pista com uma roda antes de quicar para a outra. Um voo da Ryanair, também vindo de Barcelona, foi empurrado para fora da linha central da pista, antes que os pilotos conseguissem alinhá-lo instantes antes do pouso.

Um voo da Aer Lingus vindo de Belfast, na Irlanda do Norte, teve que se aproximar de lado, deixando mais evidente a técnica do "caranguejo", para conseguir pousar.

Fortes ventos e chuvas intensas atingiram várias partes do Reino Unido na quarta-feira e causou transtornos nos dias que antecedem o feriado prolongado da Páscoa.

O pouso-caranguejo acontece sob ventos fortes.

Esses ventos, principalmente quando não estão alinhados com a direção da pista, aumentam a complexidade da aterrissagem. Os ventos fazem com que a aeronave não consiga se alinhar perfeitamente com a pista de pouso. É comum haver arremetidas (quando o pouso é interrompido) em situações assim.

Para contornar o problema foi criado o método do "pouso-caranguejo", em que o nariz do avião é deslocado para a direção de onde o vento está vindo. Isso faz com que a aeronave se desloque ligeiramente de lado em direção à pista de pouso.

Segundo especialistas, a técnica facilita a manobra do piloto para pousar.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro