6 meses atrás 17

VÍDEO: Elefantes se unem para proteger filhotes durante terremoto na Califórnia

Elefantes que vivem no Zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, formaram uma espécie de "círculo de alerta" para proteger filhotes e animais mais jovens durante um terremoto nesta segunda-feira (14). A cena foi registrada por câmeras de monitoramento. Assista acima.

As imagens mostram o momento em que os elefantes correm para formar um grupo durante o tremor. O Zoológico de San Diego explicou que o comportamento é uma resposta natural a ameaças.

"Os elefantes têm a capacidade única de sentir sons através das patas e formaram um círculo de alerta", disse a instituição. "Esse comportamento é uma resposta natural à percepção de ameaças à proteção da manada."

O zoológico disse ainda que um dos principais objetivos desse movimento é proteger os elefantes mais jovens do grupo.

Após o fim do terremoto, o círculo foi desfeito. Mesmo assim, os elefantes mantiveram uma distância relativamente próxima uns dos outros.

Elefantes se unem para proteger filhotes durante terremoto nos EUA — Foto: Zoológico de San Diego

O epicentro do terremoto foi registrado no município de Julián, que fica nos arredores de San Diego, em uma região montanhosa, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), órgão responsável por monitorar tremores no país e no mundo.

A profundidade do tremor foi de 13,4 km, considerada baixa, o que costuma intensificar a intensidade dos terremotos.

Nas redes sociais, usuários relataram ter sentido um tremor de forte intensidade e publicaram vídeos do momento. Também há relatos de que o terremoto foi sentido no norte de Los Angeles.

Todas as escolas do condado de San Diego receberam alerta para retirarem crianças e adolescentes de prédios e locais fechados, segundo o capitão Thomas Shoots, do Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia.

"Houve muita trepidação e barulho", disse Shoots. "Mas, felizmente, tudo parece ter voltado ao normal."

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, afirmou que estava sendo atualizado sobre o terremoto, mas que não havia registro de efeitos graves. O gabinete informou que o Corpo de Bombeiros estava avaliando possíveis danos.

Círculo mostra regiões onde o tremor foi sentido, na Califórnia — Foto: USGS

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro